Gincana solidária mobiliza a Brigada Militar

Tarefas

Gincana solidária mobiliza a Brigada Militar

Em comemoração aos 23 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), Brigada Militar promoveu a gincana Missão Possível. Tarefas envolveram instrutores, policiais e a comunidade

Gincana solidária mobiliza a Brigada Militar
Campanha arrecadou cerca de 1,5 mil itens de material escolar (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Instigar o espírito solidário da comunidade e dos policiais militares. Com esse objetivo surge a gincana Missão Possível. Uma maneira encontrada de, em meio à pandemia, celebrar os 23 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Um mês movimentado por diversas tarefas. As atividades iniciaram no dia 3 de fevereiro e foram encerradas na última terça-feira, 2. A coordenadora da equipe do CRPO-VT, Carmine Brescovit, avalia como positiva a mobilização alcançada. Já o resultado será divulgado amanhã, sexta-feira.

“A gincana foi uma espécie de ‘esquenta’ para os instrutores, já que em 2020 tivemos um ano atípico, sem os nossos encontros nas escolas. Estava tudo parado. Então essa foi a maneira encontrada de mobilizar as equipes de todo o estado e fazer um agito antes de começar o ano letivo”, comenta Carmine.

Entre as tarefas que envolveram a comunidade, está a arrecadação de materiais escolares, que foram doados a crianças carentes de municípios da região.

“O retorno da comunidade foi muito positivo. Conseguimos contribuir para que crianças consigam começar ano letivo com material novo. Sabemos que muitas famílias estão passando por dificuldades financeiras. Toda ajuda é bem-vinda”, aponta a coordenadora regional do Proerd.

O Proerd em 2021

Para este ano, a coordenação estadual do programa trabalha na adaptação do currículo. De acordo com a capitã Carmine, as atividades serão 100% virtuais.

“O ensino vai ser remoto e híbrido: uma parte da aula é online e ao vivo e a outra assíncrona, quando o estudante assiste o material quando tiver tempo, acesso a internet e disponibilidade de equipamentos”, explica a coordenadora.

A expectativa das equipes é atender o maior número possível de alunos, apesar de possíveis dificuldades de ordem prática que podem acontecer, como quantidade de policiais disponíveis, horários e acesso dos estudantes à internet.

“Sabemos que é um trabalho de formiguinha, mas a prevenção e conscientização é fundamental. Se nós queremos ter uma sociedade melhor no futuro, precisamos começar hoje. É nisso que acreditamos e trabalhamos de coração. Queremos formar novos cidadãos”, finaliza Carmine.

As tarefas

Para o público interno:
• Localizar policiais militares da ativa que foram alunos do Proerd quando cursaram o 5º ano do Ensino Fundamental;
• Localizar na comunidade ex-alunos do programa e tirar uma foto com o certificado;
Comunidade:
• Campanha de doação de sangue: 21 doações
• Campanha de materiais escolares: 1.511 itens arrecadados

Acompanhe
nossas
redes sociais