Após críticas, empresa amplia horários de ônibus

Lotação

Após críticas, empresa amplia horários de ônibus

Depois de serem registradas linhas com veículos transportando mais passageiros do que o permitido, empresa Expresso Azul disponibiliza mais horários à comunidade

Após críticas, empresa amplia horários de ônibus
Imagens de veículos com excesso de passageiros circularam na segunda-feira na web (Foto: Divulgação)
Lajeado

O primeiro dia útil de bandeira preta apresentou mais movimento do que o esperado no transporte público municipal de Lajeado. Na manhã de ontem, 1º, fotos circularam por redes sociais mostrando veículos transportando mais passageiros do que o permitido, que é de 50% da capacidade total do ônibus.

O diretor da Expresso Azul, empresa responsável pelo transporte público de Lajeado, explica que era esperada uma redução na demanda pelo serviço. Por esse motivo, os horários disponibilizados na segunda-feira seguiram o itinerário dos sábados.

“O que aconteceu de manhã foi atípico. Não esperávamos tanto movimento. Mas vimos muitas pessoas buscando os ônibus. Muitos idosos viajando e também outras pessoas, indo trabalhar”, comenta Pedro Guarnieri.

Devido à alta procura, a empresa disponibilizou ainda na manhã de segunda-feira, 1º de março, ônibus de reforço. Porém, segundo Guarnieri, muitas pessoas não esperaram, o que acabou lotando algumas linhas. Mais horários também foram disponibilizados no final da tarde, a fim de suprir a demanda do final do dia, quando as pessoas retornam para suas casas depois do trabalho.

Mais horários

Desde a tarde de ontem, a Expresso Azul iniciou uma nova mudança nos horários. Mais opções de itinerários voltaram a ser disponibilizados. A medida vai seguir no dia de hoje, principalmente no início da manhã e final da tarde.

“Vamos retomar os horários normais, de dias de semana. Mas vamos fazer a supressão daqueles que têm menor demanda”, explica Guarnieri.

Os horários atualizados podem ser acessados no site. No portal o usuário pode fazer a consulta do itinerário por bairro, e assim encontrar todos os horários e rotas disponíveis.

O que diz o decreto:

  • Transporte coletivo de passageiros (municipal): 50% da capacidade total do veículo
  • Transporte coletivo de passageiros (intermunicipal): 50% dos assentos, pessoas devem sentar próximas à janela
  • Transporte rodoviário de passageiros (interestadual): 50% dos assentos, pessoas devem sentar próximas à janela

Acompanhe
nossas
redes sociais