Devido ao aumento de casos de coronavírus no Rio Grande do Sul, o mapa de distanciamento controlado teve todas as regiões classificadas em bandeira preta.
Até o dia 7 de março, todas as regiões deverão seguir os protocolos. Com isso, serviços mudam a forma de atendimento.
Confira como ficará o atendimento em bandeira preta:
- Comércio não essencial: o comércio varejista e atacadista não essencial permite tele-entrega e teleatendimento, com presença de um trabalhador, com máscara, para cada 8m² de área de circulação. O atendimento na porta fica proibido.
O comércio essencial pode funcionar com atendimento ao público até as 20h, quando deve fechar para atender a suspensão geral e temporária de atividades, que vigora pelo menos até as 5h do dia 2 de março. - Construção civil: Obras de construção de edifícios, infraestrutura e serviços de construção podem operar com 75% dos trabalhadores. No decreto anterior, as obras só poderiam ocorrer quando fossem relacionadas à pandemia (por exemplo, ampliação de alas hospitalares). Com isso, a restrição se equivale ao nível da bandeira vermelha.
O mesmo vale para reformas particulares em apartamentos ou casas. Serviços de manutenção e reparo também estão permitidos (por exemplo, conserto de elevadores).
Lojas de materiais de construção são consideradas serviço essencial e podem funcionar até as 20h, com atendimento presencial ou tele-entrega, pague e leve e drive-thru. Depois das 20h, somente por tele-entrega, enquanto vigorar o decreto de suspensão geral de atividades. - Competições esportivas: As partidas de futebol profissional só poderão ser realizadas após as 20h. Como já havia sido definido anteriormente, segue vedada a presença de público.
Outras competições esportivas terão de passar por avaliação e autorização prévia do Gabinete de Crise para serem realizadas. - Serviços domésticos: O novo decreto passa a permitir o trabalho de faxineiros, cozinheiros, motoristas, babás, jardineiros e similares, o que antes estava proibido na bandeira preta.
A partir de agora, os prestadores desses tipos de serviço doméstico poderão atuar, desde que respeitado o limite de até 50% de trabalhadores (sempre ao que exceder quatro funcionários, no mínimo), além do uso obrigatório da máscara pelos empregado(s) e empregador(es) durante a prestação do serviço, para proteção de ambos, além da necessária circulação de ar cruzada (janelas abertas). - Missas e cultos: Templos religiosos vão poder funcionar com limite de até 10% do teto de ocupação ou máximo de 30 pessoas.
Até então, na bandeira preta, missas e serviços religiosos não podiam ter atendimento ao público e comportar apenas 25% dos trabalhadores para captação de áudio e vídeo das celebrações.
Liberados com restrições
- Imobiliárias e agências de turismo: teleatendimento, 25% dos trabalhadores
- Eletricidade, gás, água, esgoto, coleta de resíduos e outros: teleatendimento ou presencial restrito, 100% dos trabalhadores.
- Restaurantes, lanchonetes e bares: telentrega, pegue e leve ou drive-thru
- Lavanderias: 25% dos trabalhadores e telentrega, pegue e leve e drive-thru
- Veterinário: 50% dos trabalhadores, presencial restrito ou teleatendimento
- Transporte coletivo de passageiros (municipal): 50% da capacidade total do veículo
- Indústrias (alimentos, bebidas, couros e calçados, metalúrgica e outros): 75% dos trabalhadores, ventilação cruzada (portas e janelas abertas) e, distanciamento mínimo de 1m
- Bancos e lotéricas: teleatendimento, ou individual e sob agendamento
- Correios e serviços postais: 50% de trabalhadores, teleatendimento ou presencial restrito
- Mercados, açougues, fruteiras e padarias: presencial restrito (1 pessoa a cada 8m² de circulação); ou telentrega pegue e leve ou drive-thru
- Posto de combustível: 1 pessoa a cada 8m² de área útil de circulação, vedada aglomeração e consumo de alimentos e bebidas
- Manutenção e reparação de veículos: 1 pessoa a cada 8m² de área útil de circulação
- Hóteis: 30% dos quartos e fechamento das áreas comuns
Fechados
- Teatros, cinemas, auditórios, casas de espetáculos e shows
- Bibliotecas
- Eventos corporativos (seminários, congressos e treinamentos)
- Eventos sociais (em ambientes abertos e fechados)
- Academias, centros administrativos e piscinas
- Clubes sociais e esportivos
- Reparação e manutenção de objetos e equipamentos
- Cabeleireiro e barbeiro
- Petshop