Com objetivo de desafogar os atendimentos do Hospital Ouro Branco (HOB), os profissionais do Centro Avançado de Saúde atenderam, nesse fim de semana, somente pessoas com sintomas gripais. Com isso, o HOB pôde priorizar urgência e emergência.
Os técnicos de enfermagem e enfermeiros realizaram o acolhimento da demanda espontânea, com verificação de sinais, de 123 pessoas, incluindo a realização de 49 exames RT-PCR de covid e dois testes rápidos. Foram realizadas ainda 108 consultas médicas entre sábado e domingo, das 13h às 19h.
De acordo com boletim oficial do Hospital Ouro Branco às 15h50 da tarde desta segunda-feira, dia 1º, desde às 7h de sábado, 27, até às 7h desta segunda-feira, 1º, 140 pessoas foram atendidas no local. Quanto à situação das internações, há 25 pacientes internados, ocupando 125% da ala Covid, e destes, dois estão intubados, aguardando leito de UTI.
A iniciativa foi avaliada positivamente pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visto que muitas pessoas procuraram atendimento na Centro Avançado de Saúde, o que evitou que toda essa demanda de casos se deslocasse ao hospital. O objetivo principal, de desafogar os atendimentos no HOB, a fim de priorizar os casos de urgência e emergência, foi cumprido com êxito. É possível verificar isso na quantidade de atendimentos realizados nas duas estruturas de saúde. No CAS, em um período total de 12h foram 108 consultas médicas realizadas, e no hospital, foram 140 consultas em 48h.
A ação será realizada novamente nos dias 06 e 07 de março, das 13h às 19h, no Centro Avançado de Saúde, localizado no bairro Canabarro.
A pasta orienta aos munícipes para que busquem atendimento nos serviços de saúde assim que surgirem os primeiros sintomas.
Vacinação
A SMS comunica que no próximo sábado, dia 7 de março, novamente haverá horário especial para vacinação do calendário infantil, das 7h30 às 12h30. A medida tem o objetivo de evitar que as famílias e crianças sejam expostas ao vírus durante os atendimentos da semana.