Mais 7.520 doses de vacinas contra covid-19 chegaram à região. Depois de duas semanas sem receber novas remessas, os municípios atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) podem dar sequência ao programa de imunização dos grupos prioritários a partir desta sexta-feira, 26. Desta vez, doses dos dois fabricantes integram as remessas, CoronaVac e AstraZeneca.
A 16ª CRS fez a retirada das doses na manhã de quinta-feira, 25, na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), em Porto Alegre. Já a distribuição para os municípios ocorre por etapas. Assim que chegaram na regional, as caixas foram fracionadas e as doses a que cada município tem direito separadas.
De acordo com o coordenador da regional, Edegar Antônio Cerbaro, a 16ª optou por dividir a retirada dos municípios por horário. Dos 37 municípios atendidos pela regional, 10 retiraram as doses a que têm direito ainda na tarde de quinta-feira. Os outros retiram as vacinas hoje de manhã, em diferentes horários: 12 municípios das 8h às 10h, e os outros 15 das 10h às 12h.
Critérios de aplicação
As doses da CoronaVac são destinadas à aplicação da 2ª dose. Trabalhadores da saúde, indígenas e residentes institucionalizados em lar de idosos, os quais já tinham tido as primeiras doses nos repasses de 1º e 8 de fevereiro, serão os contemplados.
Já os imunizantes da AstraZeneca devem ser aplicados como 1ª dose em idosos. Os municípios devem começar vacinando os idosos com 84 anos e, gradualmente, vacinar idosos de 83, 82 e assim sucessivamente, enquanto houver disponibilidade de doses.
Doses na região
Com a chegada da nova remessa de vacinas à região, a 16ª CRS já recebeu até este momento 26.670 doses de imunizantes. Desse montante, 17.590 são vacinas destinadas à 1ª dose e 9.080 para a 2ª dose.
Estado
O Rio Grande do Sul recebeu do Ministério da Saúde o total de 219,2 mil doses de vacinas. Desse total, 84,2 mil são dos imunizantes fabricados pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e os outros 135 mil pela Oxford (AstraZeneca).