“A ideia é fortalecer o trabalho e continuar baixando os índices de criminalidade para que se tenha, cada vez mais, aumento na sensação de segurança em Lajeado e região”. A afirmação é da nova titular da 19ª Delegacia Regional de Polícia do Interior, Shana Luft Hartz. Ela assume o cargo no lugar de José Romaci Reis, que passa a atuar na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado.
Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã de terça-feira, 23, a titular destacou que o novo desafio faz parte dos ciclos da Polícia Civil. Natural de Não-Me-Toque, ela já auxilia nas ações do Vale do Taquari. No fim de semana participou de ações para combater as aglomerações.
“Estamos envolvidos pelo mesmo objetivo de combater essa doença. A ideia, no primeiro momento, é orientativa, passar nos locais de aglomeração com viaturas ostensivas e orientar as pessoas para que não se aglomerem, que utilizem a máscara e mantenham o distanciamento”, explica.
Ela diz que, caso as pessoas não cumpram os pedidos de dispersar aglomerações, sofrerão medidas mais duras. “Pessoas que abrem seus estabelecimentos visando esse tipo de conduta sofrerão penalidades, correndo o risco de serem presos em flagrante quando ocorrer o descumprimento das regras impostas”, pontua.
Proteção a Grupos Vulneráveis
A delegada foi a primeira a assumir a coordenação do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis. Local que atende mulheres, crianças, jovens e idosos vítimas de violência, adolescente infrator e também pessoas que são alvo de preconceito e intolerância. “São questões de intolerância racional, orientação sexual, de gênero ou religioso. Questões que precisam ser protegidas, mas não estavam tendo o tratamento adequado”, pontua.
No fim do ano passado foi inaugurada a primeira Delegacia de Intolerância do RS que abrange todas as questões. “É um grande passo abrir uma delegacia para falar sobre isso.”
Ouça a entrevista na íntegra