Estender o período de compras é a principal estratégia neste ano para as campanhas de incentivo ao comércio realizadas pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lajeado.
O presidente da CDL, Aquiles Mallmann, observa que mesmo nas campanhas de liquidação, que ele classifica como “promoção relâmpago”, ocorreram com ampliação de horários e maior oferta de datas para evitar aglomeração entre os clientes.
Ele acredita que essa estratégia será adotada ao longo do ano. “Nós queremos dar um tempo a mais. Para que o cliente venha com calma, possa preencher mais cupons e concorrer a prêmios”, planeja Mallmann.
A instituição representante dos lojistas quer utilizar das datas comemorativas para aquecer as compras em 2021. A ideia da entidade é movimentar a cidade para contrastar com a sensação do ano passado.
Além das promoções de páscoa, que já são articuladas, Aquiles projeta programações especiais no dia das mães, dos namorados e dos pais.
Para junho, a CDL pleiteia enfeitar os arcos da rua Júlio de Castilhos com bandeiras de São João e trás a novidade de celebração do dia dos avós. “Nós vamos fazer promoção o ano todo”, destaca.
Expectativa na páscoa
A entidade promove um ação conjunta com mais de 180 lojas a partir da segunda quinzena de março. Considerando que o feriado de páscoa ocorre em 4 de abril, serão cinco semanas de programação especial no comércio.
Os estabelecimentos que já participaram do “Lajeado Brilha” e do “Liquida Lajeado” aderem, sem custos, a programação de páscoa. As lojas recebem cartazes e cupons para concorrer a um ovo de páscoa, com mais de 70 quilos, um apoio da empresa de chocolates Cacau Show.
Em 2020, a páscoa foi a primeira data com forte impacto comercial após as primeiras restrições da pandemia. Três semanas depois do avanço do vírus em março do ano passado, ainda não haviam protocolos e a incerteza quanto a atuação das lojas pairava sob os comerciantes.
“O comércio aprendeu”
Um ano após as primeiras restrições às lojas, o presidente da CDL acredita que muito foi aprendido entre os comerciantes. “Quando começou a pandemia no ano passado, nenhum comércio estava preparado. Agora, nós estamos preparados e estamos, rigorosamente, cumprindo os decretos” afirma Aquiles Mallman.
Ele defende que o comércio é mais seguro que “sair para uma corrida ou caminhada” uma vez que os clientes precisam utilizar máscara, manter distanciamento e utilizar álcool em gel.
Ao contrário das incertezas da última páscoa, o ano de pandemia trouxe ferramentas a mais para alguns estabelecimentos. A vendedora de uma loja de fantasias e presentes, Simone Sippel conta que boa parte das vendas iniciam no Instagram e no Whatsapp. “As pessoas pedem para tirarmos fotos e tem um atendimento mais individualizado. Aqui eles praticamente só buscam a mercadoria”.
A comerciária acredita que os clientes têm se planejado mais para as compras e que a procura pelos produtos de páscoa já iniciou após o carnaval. “Muita gente não sabe como vai ser, então já realiza as compras com antecedência”.
Se no ano passado os compradores eram atendidos por uma janela na fachada da loja, as expectativas em 2021 são de mais alternativas e aumento no volume de vendas.