7 notícias: RS negocia compra de vacinas da Pfizer, anuncia Leite

DESTAQUES DA MANHÃ

7 notícias: RS negocia compra de vacinas da Pfizer, anuncia Leite

Confira notícias que são destaques na manhã desta quarta-feira

7 notícias: RS negocia compra de vacinas da Pfizer, anuncia Leite
(Foto: JUSTIN TALLIS / AFP)
Brasil

RS negocia compra de vacinas da Pfizer, anuncia Leite

Horas após a Assembleia Legislativa aprovar o projeto que prevê o remanejo de recursos para a aquisição de vacinas contra a Covid-19, o governador Eduardo Leite informou que o Estado negocia a compres de doses com a Pfizer. O imunizante da empresa americana teve seu registro definitivo aprovado pela Anvisa nesta terça-feira, mas não integra ainda o Plano Nacional de Imunização.

Ao justificar a medida, Leite criticou o Ministério da Saúde: “A gente confia e trabalha na lógica do PNI, mas não fica apenas assistindo e esperando em função das mensagens contraditórias do Governo Federal apresenta”, argumentou o governador, que acenou parceria com outros estados para a aquisição.


Avicultores alertam para redução de produção

O cenário de custos elevados para o setor de proteína animal continua pressionando o setor avícola. Segundo a Organização Avícola do Rio Grande do Sul (OARS), indústrias e produtores vêm anunciando reduções de produção entre 15% e 30%.

O setor aguarda a resposta de alguns pedidos encaminhados ao Ministério da Agricultura no que se refere a retirada de PIS/Cofins na importação de milho e também a liberação de importação do cereal produzido nos EUA. Porém, devido à demora de atendimento ao pleito, a OARS alerta que indústrias e produtores partem definitivamente para redução de produção de carne de frango e ovos.


Governo estuda criar ‘bolsa caminhoneiro’

Entre as medidas que o governo Jair Bolsonaro (sem partido) estuda para reduzir o impacto do aumento dos preços dos combustíveis, sem interferir na política da Petrobras, está a criação de um “voucher caminhoneiro”. A ideia seria calcular uma média dos quilômetros rodados e do consumo de diesel. Quando o preço aumentasse, os profissionais teriam uma restituição do valor equivalente à tributação federal, hoje, PIS/Cofins.

Os defensores da medida dizem que a iniciativa é muito mais barata do que uma isenção para toda a população. No entanto, críticos apontam incoerência na criação de uma “bolsa caminhoneiro” quando o País busca uma solução fiscal para o auxílio emergencial.

Auxiliares de Bolsonaro, porém, veem mais viabilidade em outra medida sobre a mesa: a criação de um fundo com excedentes de royalties para pagar a Petrobras e importadores quando houver oscilação nos preços.


INSS amplia a prova de vida digital para 5,3 milhões de beneficiários

O governo ampliou para mais 5,3 milhões de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o projeto piloto que permite fazer a prova de vida anual por meio de aplicativo de celular.

A prova de vida digital é feita por biometria facial e dispensa o comparecimento presencial ao banco em que se recebe o benefício, onde normalmente é feito o procedimento. O projeto piloto foi lançado em agosto e vem sendo expandido desde então.

Para realizar a biometria facial, são usadas as bases de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Tribunal Superior Eleitoral. Por esse motivo, o acesso está sendo liberado, no momento, somente para segurados que tenham carteira de motorista ou título de eleitor. A prova de vida digital está disponível no aplicativo MeuGov.br.


Aprovados na segunda chamada do Prouni têm até esta quarta-feira para comprovar informações pessoais

Os candidatos aprovados na 2ª chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos) têm até esta quarta-feira (24) para comprovar as informações pessoais apresentadas na inscrição. Caso percam o prazo, estarão automaticamente eliminados do processo seletivo.

Nesta etapa, o estudante precisa apresentar documentos que atestem dados como a renda per capita familiar, por exemplo. Os horários e locais para o procedimento são determinados pela instituição de ensino superior na qual o candidato fará a matrícula.


Bolsonaro e ministros entregam ao Congresso MP de privatização da Eletrobras

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros da Economia, Paulo Guedes, de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, entregaram pessoalmente ao Congresso, no início da noite desta terça-feira, 23, o texto da MP de privatização da Eletrobras, estatal com foco em geração e transmissão de energia.

Bolsonaro e a caravana de ministros fizeram a travessia do Palácio do Planalto, onde o presidente despacha, ao Congresso, a pé. O objetivo, com o gesto, é sinalizar que o governo não retroagiu de sua agenda liberal após o presidente Jair Bolsonaro intervir no comando da Petrobras. O texto foi entregue aos presidentes da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).


RS deve receber mais 200 mil doses de vacinas contra a covid-19

Em entrevista na noite desta terça-feira (23), a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, afirmou que o Rio Grande do Sul deve receber mais 200 mil doses de vacinas contra o coronavírus nos próximos dias.

Mais de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, enviadas pelo laboratório Serum, da Índia, chegaram ao Brasil nesta terça. O Instituto Butantan, por sua vez, afirma que entregou ao ministério mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac.

Segundo o governo estadual, esse novo repasse será usado para a segunda vacinação das pessoas que já receberam a primeira dose e para ampliar a faixa de imunização.

Acompanhe
nossas
redes sociais