A Secretaria Municipal de Saúde reuniu, no domingo, dia 21, a equipe de coordenação das unidades básicas de saúde, médicos, enfermagem, farmácia, vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, secretário e subsecretário a fim de definir os protocolos que serão adotados nas unidades básicas de saúde a partir desta segunda-feira, dia 22 de fevereiro.
Este é o momento mais crítico da pandemia, visto que os hospitais da região enfrentam esgotamento de leitos de UTI, além de um aumento expressivo no número de consultas COVID nas últimas semanas, que têm se intensificado nos últimos dias, fatores que indicam um risco iminente de colapso do sistema público e privado de saúde.
Considerando o agravamento do cenário, os atendimentos nas unidades básicas de saúde serão adaptados para priorizar o acolhimento de pessoas com sintomas gripais e suspeita de COVID-19. Esta medida se faz necessária a fim de evitar a contaminação cruzada, ou seja, evitar que pessoas sem sintomas gripais se contaminem com o vírus em função de compartilharem o mesmo ambiente que pessoas contaminadas. Também é preciso resguardar a equipe de saúde que atua na linha de frente contra o novo coronavírus, pois se os profissionais se contaminarem, o atendimento nas UBSs também entrará em restrição.
Este protocolo já foi adotado nos primeiros meses do ano de 2020, no início da situação pandêmica. A partir de segunda-feira, dia 22, os atendimentos eletivos serão suspensos temporariamente, e voltarão a ocorrer de acordo com a possibilidade e disponibilidade das equipes de saúde.
O município pede a colaboração de todos neste momento crítico, principalmente quanto à aglomerações nas unidades de saúde, pois esta nova cepa do vírus tem se mostrado mais agressiva, contaminando e debilitando pessoas de todas as faixas etárias.