O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Cezar Kohlrausch, participou do programa A Hora Bom Dia, desta segunda-feira, dia 22, para esclarecer o recurso encaminhado ao Estado para solicitar a cogestão para que o Vale do Taquari adote, na 42ª rodada do Distanciamento Controlado, os protocolos de bandeira vermelha.
A solicitação de cogestão foi aprovada pelos prefeitos que participaram da reunião. Conforme Kohlrausch, alguns dados e números observados na região não condizem com o que foi apresentado pelo governo do Estado, o que deixou os indicadores da região em bandeira preta. “Enviamos dois pareceres técnicos: um solicitando a reversão para bandeira vermelha com os dados reais da situação da região e, caso permanecer em bandeira preta, solicitar a cogestão para alguns setores como a educação e o comércio”, explica.
De acordo com o presidente da Amvat, todos os prefeitos participantes da reunião concordaram com a flexibilização de atividades conforme a realidade local de cada município. “Sabemos que dificilmente a transmissão ocorre na educação e no comércio, por conta disso, entendemos que é possível se flexibilizar”, relata.
Kohlrausch alerta que o cuidado com a vida é prioridade, mas também que responsabilidade pela prevenção é individual e depende, principalmente, de comportamentos como o respeito distanciamento social, o uso de máscaras e de álcool gel. “Contamos com a colaboração das pessoas e com a fiscalização dos órgãos de segurança”, explica.
Solicitação de vacinas
A Amvat também solicitou por meio de nota, aos governos Estadual e Federal, maior agilidade na liberação de vacinas contra a covid-19 e junto aos órgãos de segurança, maior apoio na fiscalização quanto ao cumprimento das medidas para evitar a disseminação do vírus.
Confira a entrevista na íntegra: