O Sindicato Intermunicipal dos Estabelecimentos de Educação Infantil do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicreches/RS) publicou uma nota na qual repudia o fechamento de escolas no atual protocolo de bandeira preta. Em nota, a entidade solicita ao governo que entenda como serviço essencial o funcionamento das instituições de ensino infantil.
A nota também justifica que, após os nove meses de interrupção das atividades, as crianças já haviam estabelecido novos laços emocionais com os profissionais das escolas e, que um novo fechamento poderia causar um novo impacto.
O sindicato garante que as instituições seguem processos rígidos da vigilância sanitária, garantindo protocolos organizados e responsáveis que pela integridade física dos alunos.
Em bandeira preta, a educação infantil em creches e pré-escolas, o Ensino Fundamental, de anos iniciais e finais, o Ensino Médio e Técnico e o Ensino Superior (incluindo graduação e pós-graduação) só podem ocorrer de forma remota.
Confira a nota na íntegra:
O Sindicreches vem a público solicitar uma atenção especial para todas as Escolas de Educação Infantil Privada do estado do Rio Grande do Sul, solicitando aos governantes que entendam como essencial os serviços prestados para sociedade por nós.
Considerando o impacto na rotina das crianças, onde recentemente estão estabelecendo os laços afetivos emocionais perdidos em 9 meses de escolas fechadas no ano de 2020.
Considerando a rotina das famílias, que contam com um lugar seguro e responsivo aos protocolos de distanciamento, evitando assim que as mesmas sejam obrigadas a buscar alternativas em locais clandestinos e inadequados.
Considerando o aumento dos danos psicológicos, atrasos de desenvolvimento, que o excesso de isolamento já mostrou ser responsável.
Considerando o aumento das crianças em depressão e crises de pânico, que almejam a normalidade e muitos recebem o suporte necessário somente no ambiente escolar. Considerando que no retorno das nossas atividades foram conduzidos por processos rígidos da vigilância sanitária, garantindo o dia a dia protocolos organizados e responsáveis pela integridade física dos frequentadores das escolas.
Considerando que o fechamento das escolas neste momento em nada influenciará no andamento da pandemia, visto que recebemos o grupo de menor risco de contágio/propagação, conforme especialistas da Organização Mundial de Saúde.
Considerando a função social da escola, tanto com relação as famílias dos alunos e funcionários.
Solicitamos aos governantes que a escola de educação infantil não feche suas portas na bandeira preta.