A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) se reúne na manhã deste sábado, dia 20, para definir quais serão os protocolos e solicitações que a região encaminhará ao governo do estado referente a classificação de bandeira preta, na 42ª rodada do Distanciamento Controlado. O encontro virtual ocorre às 10h.
Conforme o presidente da entidade e prefeito de Santa Clara do Sul, Paulo Kohlrausch, a reunião pretende definir como será feita a solicitação para que o Vale permaneça com protocolos de bandeira vermelha. “Não podemos permitir que toda a semana uma troca de bandeira afete e altere toda estrutura de funcionamento”, argumenta.
Com a definição de bandeira preta, o governo do RS estuda interromper a cogestão com municípios. O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, defende que a região solicite a permanência da cogestão para que se mantenha com protocolos de bandeira vermelha. “Nossa posição é buscar o equilíbrio. Sabemos do momento crítico da doença, mas também entendemos os impactos de restrições aos setores produtivos e à educação”, declarou em sua conta no Twitter.