O Diretor de Marketing e Inovação do grupo A Hora, Sandro Lucas, e a gerente do Sesc Lajeado, Betina Durayski, participaram do programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9, na manhã dessa sexta-feira, 19. Durante a entrevista explicaram sobre o projeto Pratas da Casa que está com inscrições abertas desde 13 de fevereiro.
Entre 2009 e 2010 o Sesc trouxe para Lajeado o programa Mesa Brasil que arrecada alimentos para doar à entidades do Vale do Taquari que necessitam. Conforme Betina, a ideia do Pratas da Casa surgiu da vontade que se tinha de fazer um projeto cultural que lincasse com uma ação social. “O Pratas da Casa era um programa que havia na antiga rádio Sorriso FM, hoje A Hora. Então procuramos na época à direção para propor uma parceria”, conta.
Em quase nove anos de projeto, foram realizados cerca de 50 shows envolvendo mais de 300 artistas. Durante o período foram arrecadados 10 toneladas de alimentos. “Abrimos o espaço, no teatro do Sesc, para dar voz aos músicos e bandas locais”, explica.
Em 2017 o projeto foi encerrado, sendo reeditado em 2021 com a parceria do grupo A Hora. Nesse ano: novidades. Segundo Sandro Lucas, serão selecionadas 10 bandas que participarão de uma agenda que vai de março a dezembro.
O primeiro show está previsto para 17 de março, com transmissão ao vivo pela Rádio A Hora 102.9 e em formato de live. “Decidiu-se por isso neste momento, para manter a segurança das pessoas”, aponta ele.
Será pago R$ 1 mil para cada show que deve durar cerca de 45 minutos. O evento ocorrerá nas terceiras quartas-feiras do mês, das 20h às 21h. “Vamos materializar no ‘bolso’ do artista e da banda o reconhecimento e a visibilidade”, salienta.
Betina explica que durante as lives e transmissões será divulgado um QR Code e uma chave do Pix para que as pessoas possam fazer doações em dinheiro. “Isso será revertido na compra de alimentos para as instituições do Vale do Taquari”, conta.
União de esforços
Segundo Sandro Lucas, outro objetivo do Pratas da Casa é desenvolver o artista na área musical, mas também na de gestão de carreira e de empreendedorismo. “O discurso inspira, mas o que transforma é o exemplo e a ação prática. Esse é um movimento que gera e inspira outras ações, mas que transforma também”, pontua:
O diretor ainda agradece os patrocinadores: “São parceiros, empresas, empresários e empreendedores que tem essa sensibilidade de investir na nossa música, na nossa cena local”.
Inscrições
As inscrições estão abertas até o dia 27 de fevereiro. O regulamento e a ficha de inscrição está disponível no portal do grupo a Hora.
As bandas que têm interesse em participar, devem inscrever obrigatoriamente uma música autoral e a maioria dos integrantes precisam residir em municípios do Vale do Taquari. “É um projeto que neste ano está dando ênfase em música autoral, pois esse é o elo mais fraco da cadeia enquanto cena artística e musical”, aponta o diretor de Marketing e Inovação do grupo A Hora.
“São bandas que podem fazer covers, mas que precisam ter pelo menos uma música autoral”, completa.
Premiações
- Melhor música autoral letra e melodia, ganha a gravação da música no estúdio Na Baia Studio, em Lajeado.
- Maior público virtual – Uma vaga no curso Gestão de Negócios da Música (formato EAD) pela escola Musicness, de São Paulo.
- Melhor arranjo e composição autoral – Uma vaga no curso de Teoria e Composição Musical na Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, durante 12 meses, em 2022.
Leia mais em: Grupo A Hora e Sesc reativam o “Pratas da Casa”
Ouça a entrevista na íntegra: