“O RS precisa retornar ao cenário federal e o Eduardo Leite tem capacidade para isso”

Política

“O RS precisa retornar ao cenário federal e o Eduardo Leite tem capacidade para isso”

Posicionamento é do deputado federal gaúcho Lucas Redecker (PSDB) que participou do programa A Hora Bom Dia, desta sexta-feira

“O RS precisa retornar ao cenário federal e o Eduardo Leite tem capacidade para isso”
(Foto: Divulgação)

O deputado federal gaúcho Lucas Redecker (PSDB) participou do programa A Hora Bom Dia, desta sexta-feira, 19, para apresentar a atual conjuntura da câmara dos deputados. Além de se posicionar sobre o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso nesta semana após divulgar vídeo no qual faz apologia ao AI-5 e debater sobre a possível candidatura de Eduardo Leite para a presidência da república.

Referente a prisão de Silveira (PSL-RJ), o parlamentar divulgou um vídeo no qual faz apologia ao AI-5, instrumento de repressão mais duro da ditadura militar, e defende a destituição de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o que é inconstitucional. Conforme Redecker, desde a divulgação do vídeo, os ânimos estão aflorados. A Câmara dos Deputados decidirá sobre a prisão do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) nesta sexta-feira, dia 19, em sessão marcada para as 17h. É preciso maioria absoluta, ou seja, 257 votos para manter ou revogar a prisão.

Conforme Redecker, ser parlamentar não dá o direito de falar e praticar ações contra a democracia. “Por outro lado, o Supremo é arbitrário e em espero que o Judiciário seja tão ágil e incisivo em outros casos que envolvem parlamentares acusados de cometerem crimes, que estão com os processos sem uma decisão judicial e respondendo em liberdade. Ao mesmo tempo que o STF mostra força em prender o parlamentar, ele se desgasta em ultrapassar ritos normais para julgar o crime”, esclarece.

Referente ao impacto no congresso, Redecker diz que a Câmara acaba sendo um reflexo da população. “O caso de Silveira é que de fato existem pessoas que o elegeram e elegeram outros parlamentares que pensam da mesma forma, em atos inconstitucionais”, reflete.

Conforme Redecker, a política brasileira precisa de pessoas que representem a população e se mantenham coerentes sobre as ideias e necessidades. “As pessoas estão percebendo que não existe uma varinha mágica na política. Não existe ninguém que vai assumir o governo e resolver os problemas do dia para a noite. Por isso, a população precisa eleger quem se mantém coerente”, argumenta.

Movimento de Leite como pré-candidato a presidência da república
Para Redecker, Leite não desviará o foco no mandato como governador e manterá as reformas para poder apresentar resultados ao fim do governo. “Se ele quiser ser candidato a presidência, ele precisa demonstrar trabalho”, explica.

Referente ao encontro com líderes do PSDB, Redecker esclarece que Leite apresentou resultados na saúde, na quitação de dívidas e no pagamento dos salários que hoje estão em dia. “Ele encaminhou as pautas do Estado que seriam importantes no Congresso Nacional. O pedido dos líderes foi que Leite se inserisse no cenário federal do partido. E, se caso o governador tivesse interesse, aceitasse a ser candidato”, explica.

Conforme ele, o movimento é importante, pois faz muitos anos que o estado não tem um presidente da república. “O RS precisa retornar ao cenário federal e o Eduardo Leite tem capacidade para isso. Ele tem postura compor e não dividir o governo, tem a postura de construir e somar”, argumenta.

Confira a entrevista na íntegra:

Acompanhe
nossas
redes sociais