Lajeado cria programa para guarda ambiental mirim

Guardiões Ambientais Mirins

Lajeado cria programa para guarda ambiental mirim

As inscrições para alunos de 10 a 12 anos participarem do projeto estão abertas até o dia 5 de março

Lajeado cria programa para guarda ambiental mirim
Créditos: Divulgação/Arquivo
Lajeado

Com o objetivo de estimular o conhecimento sobre o meio ambiente e engajar a participação dos estudantes de escolas municipais de Lajeado com a comunidade local, a secretaria do Meio Ambiente, com o apoio da secretaria da Educação, criou projeto “Guardiões Ambientais Mirins”. As inscrições para alunos de 10 a 12 anos participarem do projeto estão abertas até o dia 5 de março.

 O projeto consiste em um curso de educação ambiental prático e teórico que será realizado no contraturno das aulas dos estudantes matriculados nas escolas municipais. No curso, serão abordados temas que irão capacitar os estudantes a compreenderem melhor o meio ambiente que os cerca.

Segundo a bióloga e coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA), Edith Esther Zago de Mello, o curso terá um processo educativo diferenciado, com temas diversos e atividades ao ar livre. “Nosso objetivo é que os alunos tenham conhecimento científico adequado para conseguirem enxergar os problemas ambientais e as possíveis soluções. Pensamos que o fato das atividades ocorrerem fora da sala de aula estimulará a criatividade e a participação”, explicou Edith.

Serão montadas duas turmas que realizarão duas atividades por mês. As atividades estão previstas para acontecerem no Jardim Botânico de Lajeado, com visitas a outros locais, como o Aterro Sanitário e a Estação de Tratamento de Água. No final do ano, os alunos que tiverem frequência de no mínimo 80% se formarão como Guardiões Ambientais Mirins.

As inscrições podem ser feitas diretamente no CEA, localizado no Jardim Botânico de Lajeado. É necessário levar documento de identificação dos pais ou responsáveis, documento de identificação do aluno e comprovante de matrícula da rede municipal de ensino.

Fonte: Jornal do Comércio

Acompanhe
nossas
redes sociais