Iniciou nesta semana a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos grupos prioritários que já receberam a primeira fase de imunização, em Lajeado.
A segunda dose está disponível no Posto de Saúde do Montanha para os profissionais da saúde e que já receberam a primeira dose. No caso dos idosos residentes em instituições de longa permanência (ILPI), indígenas e profissionais de saúde do Hospital Bruno Born, a vacinação será no próprio local, como na primeira fase. Até esta quinta-feira, 17, 58 pessoas já haviam feito a segunda dose, e 3.203 fizeram a primeira.
O técnico de enfermagem Luiz Fernando de Almeida buscou a segunda dose da vacina na tarde desta quinta-feira, 18. “É muito importante fazer essa segunda parte da vacina, porque ela aumenta a eficácia. Para nós, profissionais de saúde, a vacina traz mais segurança para fazermos os atendimentos e termos certeza que estamos protegidos dessa doença. Por isso digo, quem puder, vacine, porque toda forma de prevenção é válida”, contou o profissional.
O prazo para aplicação da segunda dose deve ser de 28 dias para a vacina CoronaVac. Já para a vacina Oxford/AstraZeneca o prazo é de até 12 semanas entre as duas doses. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Demarchi, a vacinação da segunda dose nas ILPIs começa nesta sexta-feira, 19, e na aldeia indígena deve ocorrer na próxima semana.
Para a aplicação da segunda dose de vacina, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação com o registro da primeira dose e um documento de identificação.