A Federação Gaúcha de Futebol acatou os pedidos dos clubes participantes da Divisão de Acesso e, frente aos problemas ainda enfrentados na pandemia, revisou seu calendário oficial de competições e promoveu duas alterações.
A Divisão de Acesso não começará mais em julho. A segunda divisão do Gauchão, que terá 16 equipes, terá o pontapé inicial em agosto. Mais precisamente no dia 15. A competição está prevista para terminar no dia 28 de novembro.
Serão vinte datas para os jogos, sendo que campeão e vice-campeão sobem para o Campeonato Gaúcho de 2022. Na temporada passada, a Divisão de Acesso foi cancelada devido à covid-19.
Copa FGF
A outra novidade é a antecipação da Copa FGF, a popular Copinha. A competição irá ocorrer em paralelo a Divisão de Acesso. Começa no dia 18 de julho e tem a final prevista para o dia 24 de novembro. Sendo disputada em 16 datas.
Ruim para os atletas
As alterações nas datas eram discutidas desde que a FGF divulgou o calendário da temporada. Então, a mudança já era prevista. Conforme o gerente de futebol do Clube Esportivo Lajeadense, Thiago Matos, a troca se deu devido ao rigoroso inverno gaúcho. “Os campos do interior, infelizmente, não aguentariam uma competição sendo disputada no inverno. Então o melhor era mesmo fazer essa inversão de datas”, afirma.
Segundo Matos, para o clube, quanto mais tempo ter até a disputa da Divisão de Acesso melhor. Por outro lado, é o atleta que mais uma vez sai como o mais prejudicado. “Estão desde o dia 18 de março de 2020 sem atividade. Começar a temporada apenas em agosto é muito ruim. É muito tempo parado”, salienta o gerente.
Competições
Divisão de Acesso
Início: 15 de agosto
Final: 28 de novembro
Copa FGF
Início: 18 de julho
Final: 24 de novembro