Poucos leitos disponíveis deixam região na bandeira vermelha

Covid-19

Poucos leitos disponíveis deixam região na bandeira vermelha

Macrorregião apresenta menos de 0,8 leito livre para cada ocupado por covid-19. Na região de Lajeado, ocupação de leitos de UTI adulto caiu para 76,9% ontem, após passar dos 80% no fim de semana

Poucos leitos disponíveis deixam região na bandeira vermelha
Ocupação de leitos de UTI no Vale está perto dos 80% (Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

Depois de ficar uma semana em bandeira laranja pela primeira vez em três meses, o Vale voltou à bandeira vermelha, na classificação imposta pelo Gabinete de Crise na 41ª rodada do Distanciamento Controlado.

Como a região não entrou com pedido de recurso, o mapa definitivo divulgado na segunda-feira, 15, confirmou a classificação de risco alto para contaminação no Vale. A mudança de bandeira se deve à salvaguarda de leitos, já que a macrorregião dos Vales apresenta menos de 0,8 leito livre para cada ocupado por covid e o indicador de incidência de novas hospitalizações da região de Lajeado está alarmante.

Até às 17h de ontem, dos 65 leitos de UTI adulto disponíveis no Vale, 50 estavam ocupados, implicado em 76,9% de ocupação. Destes, 21 são de pacientes confirmados com covid-19, enquanto há cinco com suspeita da doença ou outra Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os demais 24 estão internados por outras enfermidades.

Já na macrorregião dos Vales, que inclui também as regiões covid de Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul, são 107 leitos de UTI adulto ocupados, dos 140 disponíveis nos hospitais, representando uma taxa de 76,4% de ocupação. Destes, 51 são pacientes confirmados da doença.

No Rio Grande do Sul, apenas cinco regiões permanecerão em bandeira laranja nos próximos sete dias: Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa. As demais foram classificadas com bandeira vermelha.

11 mil vacinados

Na próxima sexta-feira, 19, se completa um mês do começo da vacinação contra a covid-19 no Vale do Taquari. Desde então, a região já recebeu quase 20 mil doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford, as duas liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para utilização emergencial no país.

Ao todo, foram 11.023 vacinas aplicadas na população regional, somando os dados disponibilizados dos 38 municípios no site da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o que representa 56% das doses recebidas. No cálculo, entra também a segunda dose. Porém, poucos municípios informaram estes números à pasta.

Nos municípios com mais de 10 mil habitantes da região, somente Arroio do Meio, Arvorezinha e Estrela informaram a quantidade de aplicação da segunda dose das vacinas até o momento. Este processo iniciou na última semana. Arvorezinha, por sinal, está com o maior percentual de doses aplicadas nos moradores: 87%.

Diferença

Para calcular a quantidade de pessoas vacinadas na região, a reportagem considerou os 38 municípios de sua área de cobertura do Vale do Taquari. São 35 atendidos pela 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (com exceção de São José do Herval e São Valentim do Sul), além de outros três que integram outras regiões na divisão da Secretaria de Saúde: Arvorezinha, Mato Leitão e Tabaí.

Acompanhe
nossas
redes sociais