Os primeiros 45 dias de trabalho do prefeito de Travesseiro, Gilmar Southier, foram assunto do programa Frente e Verso da Rádio A Hora 102.9, desta segunda-feira, 15.
Uma situação que preocupa o atual gestor e que é prioridade, é a falta do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Pedro Preto, que desde 2017 não possui. Essa é uma exigência dos bombeiros para eventuais acidentes e o correto é nenhum local funcionar sem o uso desses equipamentos de prevenção.
Conforme Southier, em março será realizada uma licitação para a aquisição e colocação dos materiais. O valor estimado para o projeto, que além do PPCI inclui reforma e ampliação da Emef, é de R$ 480 mil. O recurso vem do caixa da prefeitura e a obra não deve afetar as aulas que iniciam na quarta-feira, 17.
Essa é única escola de ensino fundamental de Travesseiro e possui 113 alunos. As atividades retornam de forma presencial com 50% dos alunos que terão aulas no turno da manhã e outros 50% no turno da tarde. Já nas escolas municipais de Educação Infantil, cerca de 93% das crianças já retornaram para as atividades. “Aceitação boa por parte dos pais”, aponta o prefeito.
Duplicação da BR-386
Nesta segunda-feira, 15, iniciou o prazo para a primeira etapa da duplicação da BR-386, projeto feito pela CCR ViaSul que impacta a cidade. “80% da produção feita no município vem pelo trajeto da 386”, pontua o gestor municipal.
As administrações municipais de Travesseiro e de Marques de Souza estão trabalhando juntas no que diz respeito às alterações propostas no projeto da CCR. De acordo com ele, existem trechos que dificultam o trabalho de transportes de cargas que precisariam entrar nos municípios para percorrer um trajeto. “São veículos pesados que estariam entrando na via urbana”, salienta.
Ações futuras
Outro assunto abordado foi o Parque de Máquinas de Travesseiro, que está com uma deficiência de veículos e equipamentos. “Fiz licitação de um caminhão no valor de R$ 470 mil com recursos próprios, que deve chegar nas próximas semanas. É um investimento que precisa ser feito e de forma certa”, explica.
Em março será feita uma agenda, em Brasília, pelo prefeito. O objetivo é tentar viabilizar recursos federais para serem usados na área de obras e da saúde.
Conforme Southier, o funcionalismo público reduziu cerca de 15%. Além disso, a administração municipal pretende lançar, em março, um concurso público com vagas para o cargo de técnico de enfermagem e de enfermeiro.
Ouça a entrevista de Gilmar Southier, prefeito de Travesseiro, na íntegra: