Grupo A Hora e Sesc reativam o “Pratas da Casa”

PALCO DOS TALENTOS LOCAIS

Grupo A Hora e Sesc reativam o “Pratas da Casa”

Com foco em composições autorais, edição 2021 terá 10 apresentações transmitidas pela Rádio A Hora 102.9 e em formato de live nas redes sociais

Grupo A Hora e Sesc reativam o “Pratas da Casa”
Reformado durante a pandemia, Teatro do Sesc aguarda os artistas
Vale do Taquari

Músicos interessados em mostrar o trabalho auto­ral têm espaço no Pratas da Casa 2021. Após qua­tro anos, o projeto que estimula artis­tas locais será reativado pelo Grupo A Hora e Sesc com shows divulgados pela rádio 102.9 e em live.

A inscrição iniciou hoje e se estende até dia 27 de fevereiro. Ficha e regula­mento podem ser acessados no portal do Grupo A Hora ou no QR Code ao lado. Para participar, a banda precisa ter músicas autorais e a maioria dos in­tegrantes morando no Vale do Taquari.

Serão 10 apresentações na terceira quarta-feira do mês entre março e de­zembro de 2021. Além de mostrar o talento no Teatro do Sesc, a banda rece­berá cachê de R$ 1 mil e poderá ser pre­miada em três categorias (ver quadro).

O projeto terá arrecadação de ali­mentos por meio de QR Code e PIX durante as lives. As doações vão para o Mesa Brasil do Sesc.

De forma inicial, os shows serão sem a presença de público. Organizadores acompanham as mudanças dos proto­colos contra a covid-19 para possíveis eventos presenciais.

Incentivando talentos

O Projeto Pratas da Casa surgiu em 2009 com o interesse do Sesc em abrir o teatro para talentos locais. O nome foi inspirado em um programa da Light FM, rádio parceira da ini­ciativa até 2017.

Nos oito anos, foram realizados mais de 50 shows com arrecadação de 10 toneladas de alimentos. “As pes­soas estavam com saudades do Pratas da Casa. Vamos ter muitas emoções nessa retomada do projeto”, prevê a gerente do Sesc, Betina Durayski.

Como diferencial desse ano, Betina cita a possibilidade do público acom­panhar as apresentações ao vivo na rá­dio ou redes sociais. “Essa divulgação favorece a essência do projeto, que é propagar os nossos talentos”, reforça.

Para o diretor de Marketing e Inova­ção do Grupo A Hora, Sandro Lucas, o resgate do projeto Pratas da Casa valo­riza a cena musical do Vale do Taquari. “Uma iniciativa como essa inspira e contribui para que tenhamos mais ar­tistas e bandas investindo em suas car­reiras”, enaltece.

“Há quase um ano à frente do pro­grama de rádio Pratas da Casa, perce­bo que o cenário é, e sempre foi, desa­fiador, especialmente em um momento de pandemia. O projeto tem o propósito de reconhecer, premiar e estimular o desenvolvimento musical e profissio­nal dos talentos locais”, conclui.

O Projeto Pratas da Casa 2021 tem patrocínio da Clínica Dr. Wilson De­wes, Wizard Idiomas, Kikão Lanches, Salva Kraft Beer, Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, Alexandre Lucas Imóveis e Injeto Garage. São apoia­dores o Rock Center, Peixe Gás, Loja Andrézinho, Matheus Hinterholz Pro­duções, Na Baia Studio e Musicness.

PREMIAÇÕES

Melhor música autoral – Gravação de uma música autoral no estúdio Na Baia Studio, em Lajeado.

Maior público virtual – Uma vaga no curso Gestão de Negócios da Música (formato EAD) pela escola Musicness, de São Paulo.

Melhor arranjo e composição autoral – Uma vaga no curso de Teoria e Composição na Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, durante 12 meses, em 2022.

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HISTÓRIAS DO PRATAS

PREMIADO – Participar do Pratas da Casa foi um marco aos integrantes do Franchicos. Fundada em 1994, a banda de rock passou 20 anos se apresentando esporadicamente, na maioria das vezes, em eventos de amigos ou familiares.

Foi em 2015 que os músicos resolveram se profissionalizar. Em maio do mesmo ano, eles subiram ao palco do Pratas da Casa em um teatro do Sesc lotado. “Somos quatro integrantes com nove filhos. Foi a primeira vez que todos puderam nos assistir”, conta o vocalista Jorge Friedrich Júnior.

O show empolgou tanto que o Franchicos foi premiado como melhor banda de 2015, além de registrar o recorde de doações de alimentos no Mesa Brasil. No ano seguinte, subiram ao palco novamente para abertura da temporada.

“O Pratas da Casa foi uma peça chave para a banda estourar. É uma ótima divulgação para quem busca espaço na música”, percebe Friedrich.

INCENTIVO – A Banda Linck subiu duas vezes no palco do Pratas da Casa. A primeira delas foi em 2013, época em que o grupo musical tinha apenas dois anos de estrada e três músicas autorais já gravadas.

Segundo show foi em 2017. Logo após, a banda lançou um CD com canções autorais.

A estrutura de som no teatro do Sesc e gravação de um DVD são vantagens citadas pelo vocalista Stefano Collet. “Mesmo se o grupo é conhecido na região, vale muito participar, pois há alguém que vai escutar o teu som e te conhecer a partir do Pratas da Casa”, pontua.

Um dos momentos mais marcantes, para Collet, foi apresentar a canção própria “Cinderela” acompanhado apenas do violão.

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