O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado foi divulgado na tarde de sexta-feira, 12, com 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja. Após três meses em risco alto de contágio, o Vale do Taquari havia sido classificado, na rodada anterior, em risco médio, e agora, volta à vermelha. O município pode solicitar reconsideração até as 6h de domingo, 14.
O número de hospitalizações para covid-19 registradas e as internações para doença registradas por 100.000 habitantes tiveram um aumento de 53%. Além disso, o número de óbitos nos últimos sete dias cresceu cerca de 60% (as mortes passaram de cinco para oito).
Com o aumento de 46% no número de internados em leitos clínicos covid no último dia 11 de fevereiro (de 39 para 57 casos) na Macrorregião Vales, houve elevação da média ponderada que se manteve inferior a 1,5 na região de Lajeado. Como a macrorregião dos Vales ainda apresenta menos de 0,8 leito livre para cada ocupado por covid e o indicador de incidência de novas hospitalizações da região de Lajeado está alarmante, aplica-se a salvaguarda de leitos, mantendo a bandeira final na cor vermelha.