A Secretaria Municipal de Saúde de Estrela dará sequência, neste sábado, 13, ao seu plano de imunização contra a Covid-19. Depois de em meio à semana realizar a vacinação de acamados da cidade e iniciar a aplicação da segunda dose aos primeiros grupos prioritários, a secretaria realizará mutirão, das 8h às 17h, em sistema “drive thru“, para atender aos idosos com mais de 85 anos. Equipes também percorrerão comunidades do interior para a imunização de acamados locais.
O Dia D ocorre em local único, no Posto Central de Estrela, e em duas formas. Em frente à unidade de saúde, na Rua General Osório, nº 427, será no modelo drive thru, onde não será preciso descer do carro para receber a dose. A via estará em mão única, com a entrada ocorrendo pela Rua Senador Lauro Muller. Quem não tiver carro e precisar ir a pé ou outra forma de deslocamento, ou mesmo preferir estacionar o carro nas proximidades, poderá receber a aplicação dentro da unidade em duas salas destinadas a este fim. O atendimento continuará ocorrendo no horário do meio-dia. Solicita-se o cartão SUS ou documento com foto dos postulantes à vacina.
O secretário municipal da Saúde, Celso Kaplan, pede calma a quem for ao local. “O modelo de vacinação drive trhu pretende tornar mais dinâmico o processo, evitar desgaste às pessoas de mais idade no deslocamento ou espera e transtornos com o estacionar dos veículos. Serão cerca de 400 doses, o que deve atender a demanda inicial. Por isso, até para evitar filas, espera e aglomerações, pedimos aos idosos ou seus responsáveis que busquem o melhor momento, dentro das muitas horas que estaremos com nossas equipes à disposição.”
Acamados
Realizada parcialmente na cidade de terça, 9, a quinta-feira, 11, a etapa de vacinação de acamados com mais de 60 anos se estenderá ao interior neste sábado. Equipes de enfermeiros da Secretaria de Saúde irão pessoalmente até a residência dos moradores das comunidades. É necessário o cadastro prévio através do canal do WhatsApp (9127-9045) criado para este fim. Quem ainda não realizou o pedido/cadastro ainda poderá fazê-lo, indicando nome da pessoa a ser atendida, idade, endereço completo e dois telefones para contato, a fim da equipe agendar a visita. Quem não souber utilizar a tecnologia, não possuir o aplicativo ou telefone poderá buscar mais informações no Centro de Triagem Covid (telefone 3981-1098), na Vigilância Sanitária (3981-1136) e nas Unidades de Saúde.