Encerraram na quinta-feira, 11, as obras do asfaltamento que liga Sério a Lajeado. A pavimentação era uma demanda antiga dos líderes políticos e da comunidade. Na manhã desta sexta-feira, 12, o prefeito do município, Moisés de Freitas, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, comemorou a conquista.
A obra foi executada pelo governo de estado, através do Daer. Embora o asfalto tenha sido concluído, ainda resta serviços de drenagem, atividades complementares e sinalização.
“A nossa estrada ficou lindíssima. Ela é bastante sinuosa com paisagens de tirar o fôlego”, observa. A partir de agora, acredita que serão duas histórias para o município. Uma construída até a conclusão do asfalto e uma nova que começa com a pavimentação.
“Vamos tentar intensificar nossa produção agrícola com a instalação de aviários e chiqueirões”, destaca. A meta é fomentar a abertura de novas indústrias. “A partir de agora temos um argumento a mais para trazer inovação e coisas diferentes a cidade, por isso acho que vai tomar um novo rumo.”
Nos próximos dias, a via receberá sinalização que será feita pela Administração. Além disso, a ideia de Freitas é criar atrativos turísticos no percurso, um exemplo é com relação a gruta de Nossa Senhora da Boa Viagem.
Um novo foco
Com a conclusão da obra, o foco de trabalho por parte da administração muda no município. Ou seja, a ideia do gestor é trabalhar a imagem da cidade e torná-la reconhecida no Vale do Taquari. “Aí entra a situação da inserção da pitaia.”
Recentemente, um grupo de produtores do município iniciou a produção da fruta. Na quinta-feira, 11, um grupo da Unisinos esteve no município para avaliação de alguns pontos. “O sonho é poder brindar com champanhe de pitaia”, conta.
A intenção, conforme o prefeito, é tornar a cidade uma referência na fruta que começa a ser incentivada e produzida, cada vez mais, no local.
Ouça a entrevista na íntegra