Qual o objetivo do projeto Shine Inside?
É um projeto que ajuda pessoas que estão passando por situações difíceis, principalmente no que diz respeito à saúde mental, como ansiedade e depressão. Trabalhamos no suporte terapêutico com psicólogos voluntários nas 24 horas do dia. Se você nos chamar agora, terá alguém pronto para te atender. Nossa plataforma é voltada para pessoas entre 15 e 35 anos, mas queremos atingir um número maior durante o período que se estende a pandemia da covid-19. Nossa ideia é amenizar os efeitos psicológicos devido à crise global por meio de posts de conscientização, vídeos, lives e podcasts.
Por que decidiu falar sobre ansiedade e depressão?
Desde sempre tive o sonho de criar um projeto voluntário voltado a pessoas com esses transtornos mentais por eu sofrer com crise de ansiedade e de pânico, assim como familiares próximos. Sei o quanto é importante a gente tratar desses assuntos, já que muitas vezes quem sofre com isso é visto pela sociedade com maus olhos, que quer chamar a atenção ou de que isso não é nada de mais. Isso nos afeta. Quem tem ansiedade ou depressão só quer alguém que a escute e a entenda.
Você acredita que as informações disponíveis na internet são suficientes para entender sobre o assunto?
Pouco se sabe sobre como lidar e o que fazer com pessoas tendo crises, não é algo muito pontuado. Eu já tive sintomas como falta de ar, dor no peito, tremia e chorava, sentia que teria um infarto e não sabia o que fazer, muito menos minha família. Vivemos em um mundo cheio de informação, mas tem algumas que são passadas por “cima”. O número de pessoas no mundo com transtornos mentais aumentou o triplo durante a pandemia, mas pouco se sabe e fala sobre isso.
Quais os assuntos que são abordados na plataforma do Instagram?
Damos dicas sobre como agir durante uma crise de ansiedade, pânico e depressão, de como ocupar a mente, de documentários, filmes e livros. Além disso trazemos dúvidas sobre os sintomas, exercícios de respiração e meditação, alimentos que ajudam a diminuir ou que elevam os níveis de ansiedade e depressão, benefícios da musicoterapia, escuta ativa e tipos de ansiedade.
O que você pretende fazer no futuro?
A plataforma está fazendo um grande sucesso, tanto no Instagram quanto no Spotify. Devido ao retorno positivo das pessoas, no futuro, eu penso em criar uma instituição voluntária maior para ajudar quem tem ansiedade e depressão.