A ida da comitiva de Marques de Souza a Brasília trouxe resultados positivos. Na audiência virtual realizada na tarde da última quarta-feira, 10, com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o grupo teve a garantia de que uma das demandas no projeto de duplicação da BR-386 será atendida.
No encontro, intermediado pelo senador Luis Carlos Heinze (PP), o órgão, responsável pela aprovação do projeto elaborado pela CCR ViaSul, a comitiva recebeu a sinalização de que o primeiro trecho a ser duplicado será estendido em cerca de 1,6 quilômetros, em direção a Pouso Novo.
Segundo o prefeito Fábio Mertz, que participou da reunião, a alteração no projeto deve incluir a construção de uma segunda ponte no trecho onde terminaria a duplicação, sobre o Camping do Stackão, e também um novo retorno de nível, possibilitando que veículos não façam grandes deslocamentos na rodovia.
“Na verdade seria um adiantamento, já que essa obra faria parte da duplicação de Marques de Souza a Pouso Novo, prevista para iniciar só em 2026. É a construção de mais uma ponte e um retorno de nível. Mais 1,6 quilômetros de duplicação”, explica Mertz, que se mostrou satisfeito com a solução.
“Correndo contra o tempo”
A mudança no projeto será oficializada por meio de um termo de comprometimento, que será assinado junto à CCR ViaSul. “Houve um comprometimento deles quanto a isso. A CCR já tinha se comprometido com situações menores, como a questão do fechamento de acessos. Agora vamos oficializar isso através de um documento, para que não fique apenas nas palavras”, salienta.
Entretanto, Mertz volta a falar na necessidade de uma rótula alongada onde hoje é o trevo de acesso a Marques de Souza, pegando também o fluxo de veículos que vêm de Travesseiro.
“Seguimos pleiteando a rótula. Por vias práticas, seria ainda a melhor opção. Mas estamos correndo contra o tempo e esperamos que as soluções se efetivem. A CCR disse que faria, desde que a ANTT aprovasse. E as duas se comprometeram”, pontua.
Mobilização
Mertz destaca que o senador Heinze estava a par da situação de Marques de Souza, bem como de outros municípios que receberão a duplicação da BR-386 em breve. “O pessoal de Pouso Novo, São José do Herval e Fontoura Xavier também estão preocupados, vendo toda a mobilização nossa. E o Heinze sabe do que estamos falando, pois ele é usuário da rodovia. Conhece a realidade”, comenta.
A reunião com a ANTT foi realizada de forma virtual por exigência da agência. Entretanto, Mertz comemora os avanços que a conversa trouxe. “Acharam válidos os nossos pedidos, por ser uma situação de risco”.