A partir da quinta-feira, 18, o Vale do Taquari terá a segunda mulher a frente da 19ª Delegacia de Polícia Regional do Interior. Quem ocupa o cargo é Shana Luft Hartz, após anúncio de saída do delegado José Romaci Reis.
“Estou muito feliz em chegar na cidade, assumir a regional e me tornar moradora de Lajeado”, disse Shana em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta sexta-feira, 12.
Natural de Não-Me-Toque, virá a cidade acompanhada da família. “A vida profissional condiciona a muitas mudanças e muito conhecimento de todo o Rio Grande do Sul, isso sempre é bom e sempre acrescenta em nossa vida”, observa sobre a mudança de rotina.
Com relação a mudança para uma cidade desconhecida, conta que possui expectativas positivas quanto ao local e acredita que será bem acolhida. “A análise de números é sempre diferente da análise real. Fiz uma análise das estatísticas criminais da região. Quero conseguir visualizar esses números para sentir os principais desafios e conseguir dar continuidade ao trabalho que vinha sendo muito bem realizado antes da minha chegada.”
Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis
A delegada foi a primeira a assumir a coordenação do Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis. “É um local que reúne todos os vulneráveis que necessitam de atendimento especial da Polícia Civil. Entre eles estão idosos, mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência e infratores. Pessoas vítimas de intolerância e preconceito”, diz.
Conforme Shana, os crimes envolvendo a intolerância são questões antigas na sociedade. “Sempre existiu, só que culturalmente era uma questão mais aceita e não se tinha essa questão de combater. A própria vítima da intolerância, muitas vezes não se sente, embora vitimizada, não consegue colocar um contexto que aquilo que está sendo cometido é um crime.”
O departamento realiza um trabalho preventivo e educacional com trabalho nas escolas. “É uma questão que desde pequenos precisamos educar as pessoas”, comenta.
Ouça a entrevista na íntegra: