O deputado estadual Edson Brum (MDB) recebeu convite para assumir cargo na equipe do governador Eduardo Leite. A posição oferecida foi a de secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do RS.
“Foi uma surpresa. Hoje comecei a conversar com várias pessoas sobre o assunto. Representantes do partido, familiares, amigos e apoiadores. Preciso de um tempo para tomar a decisão, já que seria um grande desafio.
Preciso inclusive pensar quem faria parte da minha equipe, quero contar com pessoas técnicas”, enfatiza.
Brum se diz representante da região na Assembleia. Questionado sobre a responsabilidade desse papel, o deputado destaca que o cargo no governo estadual fortaleceria sua atuação pelo Vale. “É mais fácil articular questões integrando o secretariado. Não tenho dúvidas que ajuda mais. A região ficaria mais forte”, comenta.
O atual parlamentar ainda ressalta a importância da pasta no atual contexto da pandemia. Segundo ele, é preciso criar um projeto consistente. “É uma secretaria gigante, que envolve vários programas. Posso citar o BRDE, o Badesul, a Junta Comercial, o Fundopem (…) Muitas empresas da região acessam esses benefícios, além das administrações municipais.”
A entrada de Brum no primeiro escalão do governo estadual pode estar relacionada ao movimento de aproximação entre PSDB e MDB, para fortalecer a base aliada na Assembleia.
Se assumir o cargo, quem herda a cadeira no Legislativo é Clair Kuhn, ex-prefeito de Quinze de Novembro, ex-presidente da Emater e atual assessor do deputado federal Alceu Moreira, que também é presidente estadual do MDB.