Grupo começa trabalho para viabilizar instalação de unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado

DESENVOLVIMENTO

Grupo começa trabalho para viabilizar instalação de unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado

Localização do shopping permite que o espaço atenda, além dos moradores da região, público de outras cidades do Vale que cruzam diariamente pela BR-386

Grupo começa trabalho para viabilizar instalação de unidade do Tudo Fácil no Shopping Lajeado
(Foto: Divulgação)
Vale do Taquari

“Dentro do atual cronograma do governo do Estado, a previsão de inauguração da Unidade Tudo Fácil em Lajeado é 28 de julho. Para isso, precisamos de uma mobilização regional para conseguir o aporte financeiro que falta para a execução da obra.” A afirmação foi feita pelo secretário estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauscild, em reunião realizada nesta quinta-feira (11) na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil). No encontro, foi constituído grupo que trabalhará para a execução financeira e operacional do projeto.

O secretário falou para um grupo de lideranças regionais sobre o andamento da execução do projeto e todos os serviços que serão ofertados na unidade de Lajeado. Explicou ainda que o ponto de atendimento será um canal para facilitar a resolução dos problemas dos moradores da região em assuntos que envolvam a secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

De acordo com Hauschild, ainda é necessário um aporte em cerca de R$ 800 mil para a organização do espaço. Este valor será utilizado para manutenção estrutural do local que vai receber a unidade, além de consertos elétricos e hidráulicos. Os móveis, máquinas e demais materiais utilizados serão pagos pelo governo estadual.

 

Localização estratégica

Segundo o secretário, a localização do Shopping Lajeado permite que o espaço atenda, além dos moradores da região, ao público de outras cidades do Vale que cruzam diariamente pela BR-386. “A nossa estimativa é de que o Tudo Fácil possa atender cerca de 250 mil pessoas por ano,” pontuou.

O diretor da Shopping Council, que administra o Shopping Lajeado, Rubens Simonsen, falou sobre a importância da vinda do Tudo Fácil para o município. “Estamos cedendo uma área de 5% do espaço locável do shopping a custo zero para o estado, pois entendemos que a vinda da unidade para cá contribui para toda a região,” destacou.

Ainda segundo Simonsen, o espaço foi cedido porque hoje, “shopping deve ser muito mais do que um centro comercial, tem que ser um espaço que oferece segurança, lazer, qualidade na prestação dos serviços e ser também agradável a todos que o visitam”. Para Hauschild, todas essas características justificam a escolha do shopping para receber a unidade.

 

Geração de empregos

Além de toda a facilidade e agilidade na prestação dos serviços, a unidade de Lajeado deverá gerar em torno de 70 empregos segundo Hauschild. “A prestação de todo o serviço será feita por uma empresa terceirizada que vai ser contratada pela Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Esses profissionais passarão por um processo de seleção, para estarem capacitados a atender da melhor forma todos aqueles que buscarem pela prestação dos serviços do Tudo Fácil,” finalizou.

A unidade de Lajeado terá horário diferenciado para atender toda a população em período integral. O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 14h.

 

Mobilização regional

O presidente da Acil, Cristian Rota Bergesch, elogiou o projeto e falou que a vinda do Tudo Fácil para Lajeado vai otimizar a prestação de todos os serviços em um único espaço. Também propôs a criação de um grupo de trabalho para mobilizar a região na busca dos recursos que faltam para colocar em andamento a obra e a mesma possa ser inaugurada no prazo estabelecido pelo governo. O grupo de trabalho será formado por lideranças das entidades empresariais, da prefeitura de Lajeado, Secretaria de Justiça e Shopping Lajeado.

Além de Hauschild, Simonsen e Bergesch, participaram do encontro os presidentes da Câmara de Indústria Comércio e Serviços do Vale do Taquari, Ivandro Rosa; da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro), Fabrício Schneider; da Associação das Empresas de Serviços Contábeis (Aescon), Dani Petry; o superintendente do Shopping Lajeado, Nelson Noschang; o gerente de Comunicação, Marketing e Cooperativismo da Cooperativa Languiru, Alexandre Schneider; o prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura, André Bücker; técnicos da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, membros da diretoria e equipe operacional da Acil.

 

Serviços oferecidos no Tudo Fácil

  • Confecção de RG;
  • Serviços relacionados a pensões;
  • Intermediação de Vagas de Emprego / Encaminhamento do Seguro Desemprego;
  • Habilitação de segurado IPE / Habilitação de dependentes (sem processo);
  • CORSAN Ligação / Religação / Negociação de dívidas/ Alteração de Titularidade;
  • Confecção e alteração do CPF / Suporte para o cidadão realizar os serviços diretamente no portal de serviços;
  • Cadastro para senha de acesso ao MEU INSS;
  • DETRAN – Sala de Provas Aplicação de Provas Condutor.

 

Ainda de acordo com o secretário, a unidade poderá também realizar serviços municipais. Já existem tratativas em andamento com a Polícia Federal para que as unidades do Tudo Fácil sejam habilitadas a emitir passaportes aéreos a população.

Acompanhe
nossas
redes sociais