Os movimentos gerados pela sociedade 5.0, criada em 2016 pelo governo Japonês, foi tema de entrevista com a empresário Renata Galiotto na manhã desta quinta-feira, 11, no programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9.
“A sociedade 5.0 é uma continuação da indústria 4.0. Nessa sociedade o foco é o bem-estar humano, a sustentabilidade e a resolução dos problemas sociais”, diz. Conforme ela, no Brasil, a sociedade está envelhecendo, mas todos continuam comendo. “Mas as nossas forças estão diminuindo. Quando olhamos para o interior, vemos o movimento do jovem vindo para a cidade e os mais velhos ficando no campo, mas eles não produzem mais na mesma intensidade”, observa.
A internet 5G também é um movimento da sociedade inteligente. “A inteligência artificial vai ter que ser usada para nos sustentar, independente de trabalhar ou não, a máquina conduzida pela inteligência artificial vai gerar riqueza para nos sustentar.”
O que também sofre interferência dessa sociedade é a consciência política e a forma do mercado. “No conceito de sociedade 5.0 a tecnologia vem para a sobrevida porque estamos envelhecendo ou porque temos uma geração alienada.”
O futuro será da tecnologia, afinal, segundo Renata não haverá mão de obra suficiente para produzir e atender a demanda. “Temos países extremamente populosos que crescem rapidamente e precisam criar robôs para ajudar no campo na produção de comida para alimentar o povo.”
Ouça a entrevista na íntegra