“Tenho dois bisnetos a caminho, quero poder abraçar”

Saúde

“Tenho dois bisnetos a caminho, quero poder abraçar”

Lajeado vacinou na terça-feira 235 idosos com mais de 85 anos

“Tenho dois bisnetos a caminho, quero poder abraçar”
(Foto: Bibiana Faleiro/Arquivo A Hora)
Lajeado

Aos 88 anos, Abílio Almiro Weiand tomou a vacina contra a covid-19 na manhã de terça-feira, 9. Chegou cedo ao Centro de Saúde Montanha para aguardar na fila, ao lado da esposa Geni Weiand, de 87.

Em casa, desde o início da pandemia, o casal evita fazer as compras do mês ou ir à farmácias. Essa tarefa ficou a cargo do filho. Mas Abílio está esperançoso com a chegada das vacinas. “Meu sentimento é de alegria. De talvez poder me salvar e ter mais um tempo para aproveitar a vida, mesmo aos 88 anos”.

Apesar de ver a família nesse período de isolamento e distanciamento social, o maior desejo do aposentado é poder abraçar os 3 filhos, 11 netos e o bisneto. “E ainda tenho mais dois bisnetos a caminho, quero poder abraçar”, acrescenta.

Os cuidados continuam no lar do casal, mas o idoso já tem planos para quando estiver imunizado: “Eu vou passear um pouco, abraçar as pessoas, voltar à vida. Tá difícil. Com certeza isso nos traz alegria”.

“Vou voltar para os exercícios”

Acompanhado pela filha Débora Balestro, Adão Hilário Balestro, de 87 anos, também recebeu a vacina contra a Covid-19 na manhã de ontem. Pai e filha dividem a mesma casa, por isso é Débora e o marido que fazem as compras e outros serviços necessários. Como os dois voltaram ao trabalho presencial, o cuidado não acaba, mesmo dentro de casa.

“No início estávamos muito preocupados. Mas com o tempo fomos criando novos hábitos com a esperança de que ia melhorar. Temos que continuar vivendo”, afirma Débora.

Adão também quer voltar à ativa. Nos domingos, ele costuma dar uma caminhada perto de casa, no bairro Americano, onde é menos movimentado, mas não vê a hora de voltar a fazer seus exercícios físicos fora de casa.

Adão Hilário Balestro, 87, foi acompanhado pela filha durante a vacinação (Foto: Bibiana Faleiro)

404 vacinados

Segundo a auxiliar de enfermagem da central de vacinas do município Caroline Schnorr, Lajeado tem oito mil idosos (60 anos ou mais) para serem vacinados e a equipe fica no aguardo de novas doses da vacina. Os idosos também podem receber a aplicação pelo sistema drive-thru e é necessária a apresentação de documento que conste a data de nascimento.

No fim da tarde de ontem, o centro de saúde registrou 404 vacinações, entre idosos acima de 85 anos (235 pessoas) e profissionais da saúde (169 pessoas).

Novas regras

Uma nova regra de vacinação contra a Covid-19 foi adotada pelo Governo do Estado: a partir de agora, os idosos terão prioridade absoluta na fila de vacinação. Pessoas com 84 anos que completam 85 este ano também podem ser vacinadas. As aplicações no centro devem continuar até acabarem as doses disponíveis e o atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h.

Caroline alerta para o período entre a primeira e a segunda aplicação da vacina, que é de pelo menos 28 dias. “Estamos marcando para eles voltarem dia 9 de março. Registramos qual vacina cada um fez, para que a segunda dose seja da mesma substância”, explica.

Das 1210 doses da Coronavac, parte está reservada para idosos acamados ou que não tenham condições de sair de casa. A aplicação será feita em domicílio e a vacinação pode ser agendada pelo 3982-1220 ou entrar em contato com a central de vacinação pelo 3982-1276.

Acompanhe
nossas
redes sociais