Reunião trata sobre concessão de rodovias

Rodovia

Reunião trata sobre concessão de rodovias

Codevat se reúne com secretário de Parcerias do RS para falar sobre a concessão das rodovias ERS-130, RSC-453 e ERS-129

Reunião trata sobre concessão de rodovias
(Foto: Divulgação/Pedro França/Agência Senado)
Vale do Taquari

Ocorre nesta quarta-feira, 10, de forma virtual, uma reunião entre os membros do Conselho Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) e o secretário extraordinário de Parcerias do Rio Grande do Sul, Leonardo Busatto. O encontro tratará sobre a concessão das rodovias estaduais – ERS-130, ERS-129 e RSC-453 –, além dos principais gargalos dos municípios lindeiros.

A expectativa é que a sucessora da EGR nesses trechos, atual responsável pelas rodovias, seja conhecida ainda neste ano. Segundo Busatto, em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã de ontem, o encontro é uma forma de conhecer as demandas da região.

Em contato com o presidente do Codevat, Luciano Moresco, explicou que serão apresentados alguns gargalos das principais cidades lindeiras das rodovias estaduais. “Queremos também estabelecer um cronograma de atividades.”

Concessão

Busatto explica que nesse momento estão sendo feitos estudos sobre quais os trechos serão duplicados, quais receberão uma terceira faixa, quais serão melhorados, onde ficarão os viadutos, passarelas e demais obras de engenharias previstas. A expectativa é que esse trabalho seja concluído em abril.

Com essa conclusão, será iniciada a fase de consulta ao público com duração de até 60 dias. “Nesse período faremos uma série de reuniões para apresentar o projeto e ver possíveis sugestões de alteração. Em julho queremos enviar essas perguntas e questionamentos aos órgãos reguladores.”

A próxima etapa consiste na elaboração do edital com todos os detalhes do projeto para que os interessados possam ser atraídos e, no mês de dezembro, possa ser realizado o leilão de concessão.

E a EGR?

No momento, não há definição do que ocorrerá com a EGR. Conforme Busatto, agora ela precisa continuar existindo e seguir operando até que a concessão definitiva da iniciativa privada ocorra. “O governador já disse que a EGR terá que mudar a sua função porque ela não tem mais estradas para administrar. Ela pode, por exemplo, agir como uma fiscalizadora do estado para as novas rodovias concedidas e outra possibilidade é que atue como uma empresa que ajude na gestão das PPPs.”

Exemplo da RSC-287

Em janeiro deste ano, um grupo espanhol venceu a licitação para administrar a RSC-287. A empresa venceu com a proposta de pedágio no valor de R$ 3,36, a menor entre os concorrentes e 54,41% abaixo do teto estipulado na licitação, originalmente de R$ 3,37. Durante os próximos 30 anos, o consórcio espanhol deverá investir R$ 2,7 bilhões na conservação e manutenção da rodovia, além de garantir melhoramentos e ampliação da infraestrutura.

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