“Queremos uma cidade mais bonita e preservada”

Preservação

“Queremos uma cidade mais bonita e preservada”

Prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã desta quarta-feira, quando tratou sobre o projeto que visa preservar a história do município

“Queremos uma cidade mais bonita e preservada”
(Foto: Ana Carolina Becker)
Vale do Taquari

Em entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9 na manhã desta quarta-feira, 10, o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto, destacou sobre a importância da parceria com o escritório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Taquari (Univates) para a preservação dos prédios históricos.

“O morador do município precisa dessa preservação e de uma cidade mais bonita. Estamos nesse contexto regional e fizemos parte disso, somos importantes e tem história ali que precisa ser contada e preservada”, observa.

O levantamento histórico dos prédios será feito em duas disciplinas do curso “Planejamento Urbano” e “Requalificação Urbana”. Conforme o prefeito, em um segundo momento há previsão para a realização de um trabalho de extensão do patrimônio vivo que pretende-se levar às escolas do município.

Orla do Taquari no município

Um dos objetivos é realizar uma revitalização da orla do rio Taquari no município. “Precisamos de um trabalho da Orla, estamos fazendo um novo acesso para que as pessoas coloquem seus barcos”, pontua.

Busatto acredita que o embelezamento desse espaço é fundamental. “Eu imagino restaurantes no futuro, locais onde se possa caminhar. Penso até em um belvedere que leve até a barragem”, sugere.

Com a pandemia da covid-19, a barragem eclusa de Bom Retiro foi fechada para a visitação, agora, a luta é para a reabertura ao público do espaço. “É um patrimônio regional, as pessoas vêm de fora nos finais de semana, não vamos aceitar que aquele espaço fique fechado.”

A ideia para a restruturação da orla é buscar parcerias privadas também para que seja possível viabilizar o projeto.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais