“O orgulho de ser gaúcho nasce com a gente”

Abre aspas

“O orgulho de ser gaúcho nasce com a gente”

Daiane Darci, 30, é mais conhecida nas redes sociais como Daia Gaúcha. A moradora de Lajeado administra um perfil no Instagram chamado “Gauchando” e tem como sonho conhecer as 497 cidades do Rio Grande do Sul

“O orgulho de ser gaúcho nasce com a gente”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

O que é o Gauchando?
Gauchando é um perfil no Instagram criado com o intuito de incentivar pessoas a conhecerem as belezas do estado e tudo de bom que tem a nos oferecer. Inclusive influenciar o consumo de produtos e marcas de origem gaúcha.

Você quer conhecer todas as cidades do RS, como surgiu a ideia para esse projeto?
Essa paixão por estar sempre na estrada vem desde 2011, quando comprei minha moto. Meus amigos e familiares ficavam fascinados com os lugares que eu ia, me pediam o tempo todo para postar as fotos dos lugares e deram a ideia de criar um perfil que na época era no Facebook.

Fale mais desse perfil.
O perfil se chamava @Eu.motocando. Criei ele em 2014. Eu ia sozinha de moto ou as vezes com namorado ou primos para conhecer lugares que eu procurava em sites de busca. Sempre fui apaixonada pelo RS e poder sair por aí e descobrir novos lugares é muito satisfatório.

Como foi que surgiu o perfil Gauchando?
A pandemia acabou paralisando o turismo e comecei a pensar como poderia continuar os passeios sem que isso afetasse minha saúde. Então convidei a Juliana de Quadros para ir comigo nos lugares e criei o perfil “Bah as Gurias”. Juntas, decidimos criar nossas metas e ajudar de certa forma a movimentar o turismo, começando aqui no Vale do Taquari. A bandeira já não era mais vermelha, aí nós saíamos para lugares com poucas pessoas, lugares mais abertos. Recentemente, a Juliana decidiu sair do perfil e então eu sigo meu sonho sozinha. Assim nasceu o “Gauchando”. Agora quero mais do que nunca conhecer as 497 cidades do RS. Hoje conheço 63.

Das cidades que conhece, qual te chamou mais atenção?
A cidade que foi inesquecível é Rio Pardo, porque eu vi uma reportagem sobre o Castelo dos Pampas e eu queria muito conhecer. Eu nem sabia a localização, mas consegui achar. Foi incrível. É uma propriedade particular e só podia tirar foto da rua, mas conversei com um dos caseiros que cuidava a propriedade e ele deixou entrar no pátio para ver mais de perto. Nossa foi difícil se conter para não tirar foto escondida.

Das cidades que ainda não conhece, qual lhe atiça mais a vontade de visitar?
A cidade que mais me instiga conhecer é o Chuí e essa eu quero deixar por último. Vai ser muito emocionante para mim porque dali em diante vou poder dizer que o Chuí já tenho, agora vou buscar o Oiapoque. E então a minha jornada continuará pelos outros estados do Brasil.

Qual a sua opinião sobre o RS e como os meios digitais podem ajudar as pessoas a conhecer mais o estado?
Os meios digitais instigam a vontade no ser humano. O principal papel do influenciador digital ou do criador de conteúdo digital é influenciar a pessoa a seguir aquilo que o perfil propõe. A gente planta a semente. O RS é excepcionalmente rico em belezas naturais. A história do nosso povo é única, o orgulho de ser gaúcho nasce com a gente. O RS tem muito a oferecer, nós temos que valorizar o que é nosso.

Acompanhe
nossas
redes sociais