Vale do Taquari aplicou 50% das doses recebidas

Vacinas na região

Vale do Taquari aplicou 50% das doses recebidas

Municípios de Westfália e Imigrante possuem os números mais baixos de imunização com apenas 10% das doses utilizadas

Vale do Taquari aplicou 50% das doses recebidas
(Foto: Divulgação/Felipe Dalla Valle Palácio Piratin/Arquivo)
Vale do Taquari

Após três semanas do início da vacinação no Estado, o Vale do Taquari aplicou pouco mais da metade das doses que recebeu. No total, são 13.086 doses, sendo que mais de 7,1 mil pessoas já foram imunizadas nos 38 municípios da região, o que corresponde a 50,1%. A vacinação avança com a chegada de novas remessas.

As cidades com maiores índices de aplicação são Mato Leitão e Coqueiro Baixo com 88% e 87%, respectivamente. As duas cidades receberam 80 e 30 doses e já aplicaram 70 e 26 vacinas, na mesma ordem. Os municípios com números mais baixos de imunização são Imigrante e Westfália. Ambos têm apenas 10% das doses aplicadas.

Lajeado e Estrela, municípios que receberam o maior quantitativo, aplicaram 59% das doses.Novo lote
Ontem, o Vale recebeu um novo lote da CoronaVac, que foi distribuído para as secretarias municipais de Saúde. Ao todo, chegaram 6.390 doses até a 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (16ª CRS). Destas, 5,2 mil serão destinadas para o grupo de idosos acima de 85 anos, e outras 1.190 são para profissionais da saúde.

Na quarta remessa de vacinas, as doses foram destinadas apenas para dois grupos prioritários, conforme determinações estabelecidas pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), por meio da resolução CIB/RS – 007/21, que estabelece uma ordem de prioridade para os grupos de risco no Estado.

Lajeado recebe 1,2 mil doses, com 850 destinadas para idosos acima de 85 anos e o restante para profissionais da saúde. A segunda cidade com mais Estrela terá 600 doses, sendo 470 para idosos e o restante para equipes de saúde. (Confira na tabela)

Público geral

O coordenador adjunto da 16º CRS, Ederson Rocha, explica que a distribuição para idosos e profissionais da saúde nesta remessa já estava determinada pela SES. Conforme ele, a distribuição da maior parte das doses para os idosos considerou os dados de estimativa do DataSUS, órgão responsável por coletar, processar e disseminar informações sobre saúde.

“Se algum município não contemplar todos idosos dessa faixa com esse quantitativo recebido, a próxima remessa irá completar a imunização”, revela.

De acordo com o coordenador adjunto, cada remessa que chega aumenta a expectativa para superar a pandemia. “Essa nova etapa é fundamental, pois se conseguirmos imunizar os idosos, que são as pessoas mais apresentam mais fragilidades frente a covid-19, e os profissionais da saúde, daremos um grande passo”, argumenta.

Urgência no plano

Para agilizar a distribuição pelo estado, a SES encaminhou as doses ao Batalhão de Aviação da Brigada Militar, em Porto Alegre. As vacinas foram distribuídas à coordenadorias de Bagé, Caxias do Sul, Erechim, Palmeira das Missões, Pelotas e Santo Ângelo com aeronaves da BM e da Polícia Civil. Os lotes de Cachoeira do Sul, Santa Cruz, Lajeado e Osório foram retirados pelas coordenadorias via terrestre.

Acompanhe
nossas
redes sociais