Líderes querem incluir Porto no Cresce-RS

Estratégia

Líderes querem incluir Porto no Cresce-RS

Presidente da Assembleia Legislativa, Gabriel Souza afirma que estrutura terá acompanhamento e monitoramento constante no projeto idealizado pelo parlamento gaúcho. Formalização deve ocorrer após o Carnaval

Líderes querem incluir Porto no Cresce-RS
Porto de Estrela foi municipalizado no ano passado (Foto: Arquivo A Hora)
Vale do Taquari

Cedido ao município de maneira oficial no ano passado, o Porto de Estrela deve ser incluso no programa CresceRS, uma iniciativa da Assembleia Legislativa que visa monitorar e destravar projetos estratégicos do Rio Grande do Sul, sejam elas obras públicas ou privadas.

A novidade foi anunciada pelo novo presidente do parlamento gaúcho, deputado estadual Gabriel Souza (MDB), durante entrevista à Rádio A Hora 102,9, na manhã de segunda-feira, 9. Na prática, representa que a estrutura, considerada fundamental para o desenvolvimento do Vale do Taquari, já é observada de perto pelas lideranças estaduais.

A assinatura da inclusão do Porto no projeto deve ocorrer após o Carnaval, de acordo com o deputado, em ato na sede do legislativo estadual, em Porto Alegre. Lideranças políticas e empresariais de Estrela e do Vale do Taquari, bem como a imprensa regional, serão convidadas para o evento.

A articulação para inclusão do Porto no CresceRS, segundo Souza, começou ainda no ano passado, pouco após a eleição de Elmar Schneider (PTB) como novo prefeito do município. O deputado esteve recentemente em Estrela, em janeiro, onde voltou a abordar sua intenção de auxiliar no processo.

Exemplo de Porto Alegre

Conforme Souza, o CresceRS, que foi criado em 2019, tem dado resultado positivo. Cita, entre outras demandas, o Cais Mauá, do Porto de Porto Alegre, cuja obra remodelação está avançada e deve ser concluída ainda este ano.

“Fui convidado pelo prefeito Elmar para uma conversa sobre a necessidade de atração de investimentos privados. O CresceRS pega projetos importantes do estado, como a duplicação de rodovias, a nova ponte do Guaíba, entre outros. Achamos importante incluir o Porto também”, salienta.

Ainda, segundo Souza, o CresceRS tem reuniões periódicas, o que garante um monitoramento constante das demandas inseridas nele. “A Assembleia reúne todos os entes numa mesa, vê quais os gargalos, o que aconteceu e por que não andou”, exemplifica.

CresceRS

Criado em 2019, pela Assembleia Legislativa, o CresceRS busca monitorar e destravar projetos considerados estratégicos no Rio Grande do Sul, em conjunto com os demais poderes e também entidades e sociedade civil.
A metodologia para o monitoramento das ações é a mesma que a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão utiliza para acompanhar as demandas das pastas e órgãos vinculados do governo gaúcho.

Ele é composto de três eixos (Infraestrutura e Logística, Desburocratização e Fomento dos Bancos Públicos) e tem 19 projetos mapeados atualmente. No começo do ano, o CresceRS teve sua vigência renovada até 2022.

Ouça a entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais