A forma de volta às aulas no Rio Grande do Sul continua em constante debate. Entre solicitações e pedidos recebidos, incluindo um da Prefeitura de Lajeado, o governo gaúcho avalia novas medidas e revisão dos protocolos adotados em sala de aula. O objetivo é conseguir atender um número maior de alunos.
A proposta, de utilizar a metragem das salas como base para estabelecer a capacidade máxima de alunos, foi detalhada pelo secretário estadual de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, em entrevista à Rádio A Hora 102,9. Segundo ele, a ideia está em análise pelos comitês Científico e de Dados.
Conforme Meirelles, há casos de salas com 70 a 80 metros quadrados, que permitem uma maior capacidade de estudantes no ensino presencial, respeitando os protocolos atuais. “Se conseguir fazer o distanciamento de dois metros quadrados por aluno, conseguirá colocar de 35 a 40 alunos nos ambientes”, observa.
O pedido de Lajeado para o retorno 100% presencial dos alunos não foi atendido num primeiro momento, mas foi elogiado por Meirelles. “Entendemos a necessidade pelo prejuízo aos alunos. A solicitação é interessante no sentido que possibilita que todos os alunos frequentem o ambiente escolar sem esse rodízio”, avalia.
Secretários defendem o retorno 100%
Após a fala de Meirelles, os secretários municipais de Saúde, Cláudio Klein, e de Educação, Vera Plein, foram ouvidos pela reportagem e elogiaram a iniciativa de utilização da metragem das salas como base, mas lembram que o município segue pleiteando o retorno 100% presencial dos alunos na rede municipal.
“Nosso pedido é esse. Percebemos que as crianças estarão mais preservadas na escola do que como estão hoje. Nessa semana, tivemos reuniões com os diretores da rede municipal, que organizam suas turmas para o retorno. O que queremos é trazer o máximo de crianças possíveis”, afirma.
Já Klein diz que, nas reuniões realizadas pelo comitê municipal, há um consenso para que as aulas retornem no município. “Com todas as dificuldades, mostramos que é possível e não tivemos problemas. Aluno não é um grupo de risco, longe disso. E não é um grande transmissor do vírus. Avaliamos que é, sim, a hora de retornar de maneira 100%”, salienta”.
Volta da rede municipal
As escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Lajeado retornam na próxima segunda-feira, 8. Nesta fase, retornarão especialmente os alunos de cinco, quatro e três anos, que serão atendidos em turno único de cinco horas, manhã ou tarde, de forma híbrida e semanal.
Segundo Vera Plein, nas EMEIs está sendo priorizado o atendimento dos alunos maiores, organizado em conjunto com as diretoras, conforme a realidade de cada estabelecimento. “A gente pede que a comunidade tenha paciência, pois tem toda uma adaptação. Mas é necessária essa reintegração dos alunos”, comenta.