Vale terá alterações no comando da segurança

Polícia

Vale terá alterações no comando da segurança

Comandante do CRPO-VT se aposenta da Brigada Militar e Delegado Regional deve ser transferido para DPPA

Vale terá alterações no comando da segurança
Maya (esquerda) se despede hoje do comando regional da BM. Amvat deve pedir permanência de Reis (direita) na Delegacia Regional da PC. Fotos: Arquivo A Hora
Vale do Taquari

Neste mês, o Vale do Taquari terá duas mudanças nas forças de segurança regionais. O chefe do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya anunciou aposentadoria, após mais de 35 anos dedicados a carreira militar. Ele deixa hoje o comando para entrar na reserva. Já na Polícia Civil, o delegado José Romaci Reis, da 19ª Delegacia Regional de Polícia do Vale do Taquari, pode deixar o órgão até o fim do mês.

Reis comanda a delegacia regional desde 2019. Ele deve permanecer na região e responder pela Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Lajeado. A delegada Shana Luft Hartz, que respondia pelo Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV) de Porto Alegre, deve assumir a regional.

Amvat pede permanência

O presidente da Associação dos Municípios (Amvat), Paulo Kohlrausch, considera importante a permanência de Reis por conta do significativo trabalho desempenhado por ele. “O delegado possui relações de proximidade com os demais órgãos regionais de segurança, o que colabora para a efetividade das ações da polícia”, argumenta.

Kohlrausch sugerirá hoje, em reunião da diretoria da Amvat, o envio de um ofício ao Secretário de Segurança Pública e vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, solicitando a permanência de Reis na delegacia regional.

Contribuições à Regional

Reis destaca realizações durante o período a frente da delegacia. Em 2019, foi realizada uma operação conjunta com Brigada Militar e Ministério Público, que reuniu mais de 400 agentes para reduzir os índices de homicídios em Lajeado. Também em 2019, foi viabilizada a instalação da delegacia especializada Draco.

Por meio da Regional, foi possível a negociação de um novo prédio para a Delegacia de Estrela, que estava em uma área alagadiça. Além ainda da negociação de prédios e valores para delegacias em Roca Sales, Nova Bréscia e Coqueiro Baixo.

Neste ano, há um projeto em andamento para a construção de uma nova Central de Polícia em Lajeado, para reunir DPPA, Delegacia da Mulher, a DP Lajeado, Draco e a Regional no mesmo local.

Aposentadoria

O tenente-coronel Luís Marcelo Gonçalves Maya, de 53 anos, entra para a reserva. Hoje é o seu último dia útil no comando do CRPO-VT. Durante a trajetória, além da Brigada Militar também atuou no Corpo de Bombeiros Militar, quando o órgão era integrado a Brigada Militar. Chegou à região em 1990 a 1994, no policiamento. Assumiu o comando do Corpo de Bombeiros de Estrela em 1996. De 2005 a 2007, esteve à frente do 40º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Estrela. Deixou a região em 2011. E, retornou em 2018, para comandar o 22º (BPM) de março a dezembro. Depois, foi conduzido ao CRPO-VT.

O comando interino do CRPO será repassado ao major Ivan Urquia. Conforme Maya, seu sucessor tem experiência e qualificação para conduzir a segurança na região.

Durante a trajetória pelo Vale, Maya destaca o trabalho conjunto entre as forças de segurança com o intuito de melhorar a estrutura das guarnições, quartéis e corporações. “Nossa missão sempre foi garantir suporte para os órgãos e, assim, melhor atender a comunidade. Sempre buscamos treinamentos, viaturas, equipamentos”, ressalta.

Para ele, o sentimento é de dever cumprido. “A integração dos órgãos de segurança, os resultados de diminuição nos indicadores criminais e incrementos nos serviços de inteligência são alguns dos legados da equipe que trabalhou comigo”.

Acompanhe
nossas
redes sociais