Operação no domingo fará retirada de vegetação para alargamento da ponte do Montanha

obras

Operação no domingo fará retirada de vegetação para alargamento da ponte do Montanha

Cerca de 14 homens, além de maquinário da Prefeitura e um guincho, estarão atuando no local

Operação no domingo fará retirada de vegetação para alargamento da ponte do Montanha
(Foto: Arquivo A Hora)
Lajeado

Uma operação envolvendo equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e o Departamento de Trânsito de Lajeado será realizada no domingo, 7, para dar continuidade às obras de alargamento do viaduto sobre a RS-130, que liga os bairros Florestal e Montanha. Cerca de 14 homens, além de maquinário da Prefeitura e um guincho, estarão atuando no local para concluir a remoção da vegetação ao lado esquerdo (sentido Centro-Bairro) do viaduto atual. O objetivo da ação é deixar a área pronta para que a empresa contratada possa seguir com o trabalho.

“O serviço é bastante complexo e precisaremos ter muito cuidado porque há construções próximas e temos exemplares de vegetais grandes ali. É uma operação difícil, e pedimos a compreensão da comunidade para os transtornos. Lembramos que é apenas um dia e por uma boa causa, que é permitir o alargamento do viaduto e uma obra que vai beneficiar milhares de pessoas”, disse o secretário de Obras e Serviços Públicos, Fabiano Bergmann.

De acordo com a Licença de Instalação 086-04/2020, emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, será realizado no local a retirada de 41 exemplares nativos e 6 exemplares exóticos. Como medida compensatória, o município deverá fazer a chamada Reposição Florestal Obrigatória (RFO) de 573 exemplares nativos. O plantio deve ser feito em até um ano após a retirada da vegetação, com indicação do terreno onde serão plantados em até 120 dias após a retirada. A partir disso, deverão ser realizados relatórios anuais, incluindo fotografias, do local que recebeu o plantio compensatório, quando deverá ser comprovado que pelo menos 90% dos exemplares vingou.

O trabalho começa a partir das 7h de domingo e seguirá até a conclusão. Cerca de 10 horas de trabalho estão previstas para a finalização da atividade. Como haverá grande movimentação de maquinário e homens, agentes de trânsito estarão no local para orientar o tráfego de veículos.

Acompanhe
nossas
redes sociais