O início do letivo nas escolas municipais de Teutônia foi adiado para o dia 24, a fim de organizar e planejar a volta às aulas de forma mais estruturada, principalmente quanto ao aumento de casos de covid-19 no município e a retomada da oferta de transporte escolar aos estudantes.
As aulas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), com atendimento da educação infantil (turmas de 4 a 5 anos atendidas nas Emefs) e do 1º ao 9º ano, ocorrerão em escala de revezamento semanal, ou seja, serão criados dois grupos de cada turma, onde 50% dos alunos frequentarão o ensino presencial na primeira semana e os outros 50% na semana seguinte, e assim sucessivamente. A mesma regra será seguida para as turmas da EJA.
Na semana em que as aulas não forem presenciais, haverão atividades e trabalhos remotos que deverão ser desenvolvidos em casa. Após a organização dos grupos, as Equipes Diretivas de cada escola entrarão em contato com as famílias para informar o grupo ao qual será incluído cada estudante. Neste primeiro momento não haverá atendimento em turno integral/Inverso nas escolas, devido ao decreto estadual de distanciamento, que regula a taxa de ocupação dos espaços físicos.
As coordenadoras do anos iniciais e anos finais das Emefs, Ester de Mello e Luciana Louzado, respectivamente, destacaram que muitos alunos não haviam retornado às aulas em 2020 devido a falta de transporte. “Percebemos a grande demanda de famílias dispostas a permitir o reingresso dos seus filhos à modalidade presencial, desde que o transporte escolar voltasse a ser oferecido, pois muitos pais não têm condições de levar e buscar seus filhos, tornando-se dependentes deste serviço oferecido pelo município”, explicou Luciana.
Neste período também será possível que as escolas se organizem para que possam atender e cumprir os protocolos de Distanciamento Controlado do Estado (Decreto Estadual nº 55.240 de 10 de maio de 2020) o qual o município está atrelado. A Secretaria de Educação prevê um retorno massivo dos estudantes, em virtude da oferta de transporte, portanto, a organização e adaptação a essa realidade precisa ser estruturada de maneira a respeitar as exigências sanitárias, o que faz com que a coordenação reveja todo o planejamento e protocolos de segurança nas escolas e no transporte escolar, a fim de resguardar a saúde dos estudantes e profissionais da educação.
O principal objetivo da Secretaria Municipal de Educação (SME) é ofertar aos alunos o melhor ensino aprendizagem, observando também a necessidade e importância da socialização e interação no meio escolar. Em todas as decisões, a equipe está considerando a legislação municipal e estadual vigentes, assim como o plano de contingência, através do qual estão definidos os protocolos sanitários e epidemiológicos, a fim de oportunizar um retorno seguro aos alunos e profissionais.