É pagar para ver!

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

É pagar para ver!

Vale do Taquari

O promotor de Justiça Carlos Augusto Fiorioli foi claro. Para o agente do Ministério Público (MP), tudo indica que a concessionária CCR Viasul vai “pagar para ver” neste imbróglio envolvendo a duplicação no trecho entre Marques de Souza e Lajeado, marcada para iniciar a partir do próximo dia 15. Ambas as comunidades beneficiadas pela obra cobram adequações no projeto original. E, ao menos por ora, a empresa não deve levar em conta as sugestões e tampouco abrirá um diálogo mais aprofundado sobre o tema. Diante dos fatos expostos, Fiorioli avisa que o caminho pela judicialização, mesmo sendo a pior saída possível, parece ser mesmo inevitável.

E isso é muito ruim. O trauma da duplicação entre Estrela e Tabaí ainda sobrevoa o Vale do Taquari. As diversas amarras e embates judiciais envolvendo todo aquele processo seguem vivas nas memorias de boa parte da população regional. Logo, é muito ruim ouvir que a tão sonhada duplicação entre Lajeado e Marques de Souza poderá ser judicializada antes mesmo de ser iniciada. Por outro lado, o fato de judicializar antes do início das obras pode ser uma vantagem. Afinal, o projeto questionado ainda não saiu efetivamente do papel. Mas o ideal é um acerto por meio do diálogo. E, por sorte, essa é a principal premissa do Ministério Público.


Candidatos e MP

Em Estrela, o Ministério Público abriu procedimento administrativo para averiguar a nomeação ou não de Assistentes Sociais que realizaram concurso público em 2018. Há reclamações por parte de quem não foi chamado em detrimento às nomeações efetivadas mediante outros contratos.


MERITOCRACIA

Fazer por merecer. Essa parece ser a premissa de um projeto de lei protocolado pelo deputado estadual Fábio Ostermann (NOVO). A matéria, segundo ele, busca incentivar a educação no Rio Grande do Sul. Para tal, o objetivo principal do PL é incluir a qualidade no ensino como critério para distribuição do ICMS dos municípios. A proposta cria o Índice de Qualidade Educacional que terá peso na divisão dos valores arrecadados com o imposto e que são repartidos entre as prefeituras.

Ontem, Ostermann concedeu entrevista no programa Frente e Verso. Ele aponta que a intenção é estimular melhorias na educação gaúcha e “destacar os municípios que futuramente vão se esforçar para mudar a realidade nesta área”. Como case de exemplo, ele cita o Estado do Ceará, onde a implantação de um modelo semelhante, em 2009, aumentou em mais de 50% a média do IDEB. A proposta de Ostermann também atende às novas normas do Fundeb.

É um projeto instigante. E, por vezes, enfrenta muitas resistências. Em Encantado, por exemplo, o governo municipal tentou emplacar um modelo de meritocracia para premiar as escolas públicas com melhores índices de ensino e aprendizagem. Entretanto, a matéria foi rejeitada pela legislatura passada da Câmara de Vereadores. Enfim, é uma tentativa a mais de reerguer a qualidade do ensino público gaúcho. Nos últimos anos, experimentamos quedas significativas. É hora de virar!


Vendendo o Vale

Na terça-feira passada, a Fundação Casa das Artes, de Bento Gonçalves, abriu a mostra fotográfica “O Vale do Taquari nas Lentes do Jornalismo e da Arquitetura”. O projeto que possui curadoria de Cláudia Brazil, presidente do Conselho Municipal de Turismo de Lajeado, evoca dois olhares, da arquiteta e urbanista Djulia Marder, e do jornalista, fotógrafo e escritor Alício Assunção, com o seu valioso projeto “Passeios na Colônia”.
“A mostra traz um recorte que constitui o patrimônio material de um legado e como este está enraizado nos costumes e hábitos das comunidades do Vale do Taquari”, observa o secretário de Cultura da cidade serrana e presidente da Fundação Casa das Artes, Evandro Soares. A mostra estará exposta até o dia 26 de fevereiro. A entrada é gratuita.


Imóveis públicos

Ainda sobre os mais de 1,5 mil imóveis de propriedade da administração municipal de Lajeado, que estariam avaliados em mais de R$ 600 milhões, o Governo de Marcelo Caumo (PP) avisa: está no Plano de Governo 2021/2024 a avaliação para venda dos imóveis de propriedade do município, em especial terrenos sem utilidade pública, para gerar recursos para investimento em infraestrutura nos bairros. A medida vem sendo debatida faz anos na Câmara e deverá avançar em 2021.


Inovação

Uma comitiva de integrantes do Governo Municipal, Câmara de Vereadores e Associação Comercial e Industrial de Encantado visitou a cidade de Pato Branco/PR. Vice prefeito e Diretor de Inovação, Jonas Calvi participou da viagem que teve como principal objetivo conhecer os ambientes e práticas de inovação do município paranaense. “É uma satisfação muito grande perceber que esse tema começa a ganhar cada vez mais a sociedade para gerar ganho social e qualidade de vida”, destaca.


Klein vacinado!

Ontem, o Secretário de Saúde de Lajeado, Cláudio Klein, recebeu a primeira dose da vacina de Oxford contra o novo coronavírus. Ele integra o grupo de médicos selecionado para a imunização e foi vacinado no Posto de Saúde do Montanha. Sobre o processo geral na cidade, ele relata que não são raras algumas queixas no dia seguinte, em média de 6 a 24 horas após a vacina, relacionadas a dores de cabeça, no corpo e também no local da injeção. “É o normal para a maioria das vacinas. É um sinal positivo da vacina. Está provocando a reação”, relata Klein.

Acompanhe
nossas
redes sociais