Moradores solicitam mais segurança no trevo de acesso

bairro São Cristóvão

Moradores solicitam mais segurança no trevo de acesso

Presença de arbustos junto à via diminuem a visibilidade de motoristas e pedestres nas proximidades da faixa de segurança

Moradores solicitam mais segurança no trevo de acesso
Município e CCR divergem sobre responsabilidade acera dos arbustos. Foto: Laura Mallmann

Moradores pedem mais segurança no trevo de acesso da BR-386 para a avenida Senador Alberto Pasqualini, na entrada dos bairros São Cristóvão e Americano, em Lajeado. Arbustos e árvores cresceram e invadiram parte da via em duas curvas, o que dificulta a visibilidade de motoristas e pedestres que utilizam o local.

O morador do São Cristóvão, Florindo Guidini, utiliza o trevo como pedestre e caminha diariamente para ir ao trabalho. Ele percebe a presença dos arbustos e a dificuldade em visualizar os veículos em dois pontos do trevo, sendo no acesso do sentido interior – capital que ingressa em direção ao bairro São Cristóvão, e no sentido contrário, que ingressa no trevo para acesso ao bairro Americano.

“Os carros e caminhões ingressam na via em alta velocidade, pois vem da BR. Eles visam apenas ingressar na avenida, e não enxergam os pedestres por conta dos arbustos”, relata.

A principal preocupação, segundo Guidini, é de que aconteça algum acidente grave ou atropelamento de pedestres por conta dessa baixa visibilidade nos trechos. “Já analisei o local, e o motorista só enxerga o início da faixa onde fica o pedestre a menos de cinco metros. É uma distância muito pequena para evitar acidentes”, argumenta.

Guidini relata que já notificou a Secretaria de Obras do município para realizar a manutenção do local. “A poda daqueles arbustos já resolveria a situação”, avalia.

Área de domínio

Em contato com a Secretaria de Obras do município, a responsabilidade de manutenção do trevo seria da concessionária CCR ViaSul, que administra a BR-386.

Uma equipe da CCR ViaSul esteve no local em que ficam os arbustos e analisaram que a área está fora da faixa de domínio da concessão.

Acompanhe
nossas
redes sociais