Um colchão queimou parcialmente após um telefone celular, que estava conectado à tomada, gerar um princípio de incêndio no centro de Estrela, na quarta-feira, 3. O fato aconteceu em uma residência de dois pavimentos e foi controlado pelo proprietário com o uso de uma mangueira de água.
O Corpo de Bombeiros Militar foi até à residência para verificar a situação, mas o fogo já havia sido controlado e a energia desligada. O fato chama atenção para os cuidados necessários quando o aparelho celular está conectado na tomada.
Em entrevista ao programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 102.9, o comandante do Corpo de Bombeiros de Estrela, Paulo César Sulzbach, repassou dicas de como evitar esse tipo de ocorrência que não é tão comum na região.
Conforme ele, um fato importante é priorizar por carregadores originais. “Jamais compre produtos falsificados. Produtos certificados possuem circuito de segurança para evitar choque e aquecimento.”
Se a conexão do cabo do carregador não estiver perfeita também podem ocorrer choques elétricos. “Jamais deixe o celular carregando em cima da cama e nunca deixe ele m cima de si conectando na tomada, já houve casos de pessoas que morreram eletrocutadas”, pontua.
Outra orientação é evitar deixar o carregador conectado na tomada sem o aparelho. “Não utilize e não conecte o celular se você estiver molhado, é uma regra de segurança. Não retire ele de qualquer jeito da tomada”, explica.
Sulzbach lembra que o celular funciona como um pequeno transformador de energia para a carga do celular. “Para evitar choque jamais deixe a ponta solta, não utilize o celular enquanto estiver carregando na tomada, pode dar choque.”
Em casos de choque, o que fazer
O comandante explica que caso uma pessoa esteja tomando choque, a orientação é não chegar perto, desligar a energia e acionar o 193.
Outras dicas
- Não deixe equipamentos elétricos ligados na tomada sem estar em casa;
- Sempre opte por carregadores originais;
- O banheiro é o local mais úmido da casa, não conecte o celular para carregar neste espaço;
- Se houver um fio desencapado ou aquecido a orientação é não utilizar o celular.