“A fotografia traz consigo a sensibilidade de eternizar”

Abre aspas

“A fotografia traz consigo a sensibilidade de eternizar”

Moradora de Coqueiro Baixo, Grazielly Zambiasi Meneghini, 21, tem como hobby fotografar. Estudante de fotografia na Univates, pretende se especializar para depois se dedicar à profissão e abrir um estúdio próprio

“A fotografia traz consigo a sensibilidade de eternizar”
(Foto: Arquivo Pessoal)
Vale do Taquari

Quando surgiu a paixão pela fotografia?
Sempre fui apaixonada por fotografia, desde pequena adorava ficar olhando elas reveladas. Sempre gostei muito de fotografar. Durante a minha adolescência, vivia tirando fotos com o celular ou com câmeras digitais da época. Mas foi em 2016 que a paixão pela fotografia começou-se a transformar em profissão, nesse ano ganhei minha primeira câmera semiprofissional e comecei a fotografar parentes e amigos.

Como transferir a sensibilidade do fotógrafo para a imagem e fazer com que isso toque o coração das pessoas?
A fotografia traz consigo a sensibilidade de eternizar momentos e na maioria desses é possível contar uma história através dos clicks. Cada fotógrafo traz consigo um estilo próprio de fotografia, seja na hora de capturar o momento ou na hora da edição, e é através desse estilo que é identificado e procurado pelos clientes, pois se o cliente gostar, vai querer contratá-lo.

Quais os tipos de fotografia que mais te marcam? Por quê?
Gosto muito da fotografia infantil, pois foi através dela que me encantei pelo mundo da fotografia. Acho essa área muito linda, pois através dela criamos lembranças. Mas há outras áreas da fotografia que também me encantam, como as femininas e de 15 anos, assim também como fotografia de família. Todo o tipo de ensaio é válido, pois em muitos as descobertas são grandes.

Alguma vez esteve numa situação embaraçosa ou engraçada enquanto fotógrafo?
Acho que quando é fotografado crianças as situações se tornam mais engraçadas, pois temos que fazer palhaçadas e tentar arrancar um sorriso sincero delas.

Por que a fotografia é importante para a sociedade?
A fotografia é importante pois ela é o único registro que poderemos retomar no futuro. Ela é o tempo, lembrança, de um momento congelado. É através dela que muitas vezes matamos a saudade de um ente querido ou revivemos um momento feliz.

Que tipo de preparação você faz antes de fotografar?
Costumo conversar com as pessoas para ver qual tipo de fotografia gostaria, qual o seu estilo e que lugares mais combinam com o estilo dela, após isso decido o lugar mais apropriado para o ensaio e ajudo a decidir os looks que serão usados, para que a fotografia se torne mais harmônica. No dia da sessão procuro sempre chegar antes no local combinado para estudar os melhores lugares e melhor luz, assim como poder conversar e deixá-lo mais a vontade para que a sessão renda boas fotos.

Uma imagem vale mais que mil palavras? Por quê?
Obviamente, pois é através dela que transmitimos a nossa essência, em um mundo que está cada vez mais virtualizado, uma imagem muitas vezes é o único jeito de se conhecer a pessoa, e se a imagem não estiver em sintonia com o que a pessoa é, poderá causar uma visão errada, por isso boas fotografias sempre será a melhor opção.

Acompanhe
nossas
redes sociais