Sesc oferece atendimento especial a recuperados da covid

Saúde

Sesc oferece atendimento especial a recuperados da covid

Atividades especializadas com acompanhamento na academia pretendem restabelecer condicionamento físico e muscular

Sesc oferece atendimento especial a recuperados da covid
(foto: arquivo A Hora)
Lajeado

A covid-19, em alguns casos, deixa sequelas físicas e musculares em pessoas curadas da doença. Para auxiliar os pacientes recuperados, as academias do Sesc, em todo o estado, oferecem treinamentos específicos para retomada de atividades físicas e restabelecimento do condicionamento e musculatura.

A professora de Educação Física e instrutora da academia, Roberta Dilkin, explica que o projeto surgiu em Viamão, quando um instrutor percebeu a necessidade de atendimento especial para pessoas acometidas pela covid-19, pois apresentavam falta de ar, perda de condicionamento, entre outros fatores.

Conforme ela, as unidades têm o foco na saúde e bem-estar dos alunos. Com o projeto, o aluno preenche um formulário, no qual indica suas dificuldades e perdas após covid. “Não exigimos atestado médico, porém o documento condiciona um acompanhamento ainda mais específico dependendo do quadro do aluno”, explica.

Os atendimentos são individuais e planejados para fortalecer a musculatura, condições físicas, restabelecer o condicionamento cardiorrespiratório e capacidade pulmonar. Além ainda, das atividades auxiliarem na recuperação coordenativa, esclarece a instrutora.

Recuperação e prevenção

A moradora de Lajeado, Josiane Raquel Cândido, 37, já realizava atividades físicas antes de contrair a covid-19. Quando acometida pela doença perdeu o paladar, o olfato e o fôlego. Ela não chegou a ser internada pela doença. Ao retornar para atividades na academia, precisou de apoio especial para conseguir realizar os exercícios.

Conforme Josiane, o atendimento especial dos instrutores a partir desta proposta garante a retomada das atividades em segurança. “A equipe se mostra preparada e capacitada para atender quem teve algum tipo de perda após se curar da covid-19”, afirma.

Os instrutores perceberam que o ritmo e a frequência das atividades precisariam ser reduzidas até a retomada da capacidade pulmonar. “Não realizava exercícios aeróbicos, então faço a musculação de acordo com a minha capacidade“, explica.

De acordo com a professora, a prática da atividade física por acometidos ou não pela covid é essencial para prevenir comorbidades associadas ao agravamento de quadros da doença, como obesidade, diabetes e pressão alta. “Já trabalhamos com essa prevenção com os alunos, e sempre orientamos a combinação de atividade física e alimentação saudável”, reforça.

Atendimentos restritos

Em Lajeado, a academia do Sesc está habilitada a atender cerca de 20 pessoas por hora, por conta das restrições da pandemia. A aferição de temperatura corporal é realizada em todos os alunos, além da academia fornecer álcool e pano para higienização dos equipamentos durante o uso.

A academia atende todos os públicos e informações sobre inscrições e valores estão disponíveis no site.

Acompanhe
nossas
redes sociais