A Polícia Civil apreendeu em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, pela primeira vez no Rio Grande do Sul, cocaína da cor preta. Conforme informações da GaúchaZH, a droga foi pega com um colombiano que guardava em casa 26 quilos do entorpecente.
A apreensão foi realizada pela 1ª Delegacia de Novo Hamburgo, junto com a Receita Federal, na noite de terça-feira, 2, sendo divulgada apenas na manhã desta quarta-feira, 3.
Segundo divulgado, o colombiano trabalhava na área de gastronomia e estava sendo monitorado pelos agentes. Ele reside no país desde 2011. Há suspeita de que tenha também uma empresa fachada na cidade de produtos naturais.
Operação Açaí
A ação recebeu o nome de Operação Açaí porque a cocaína era comercializada dentro de embalagens da fruta em pó para não chamar a atenção da polícia. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Tarcísio Kaltback, a droga foi avaliada em R$ 6 milhões e nunca havia sido apreendida no Estado.
A droga
A droga não é nova, ela foi criada pelo Cartel de Cáli, na Colômbia, nos anos de 1980. É caracterizada por não possuir cheiro e não reagir a testes preliminares durante abordagens de autoridades. Além disso, é mais cara e viciante do que a cocaína tradicional.