Em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio manteve o padrão do que vem apresentando. Contra um Santos com desfalques, parecia que o Tricolor iria voltar a vencer. No entanto, dois gols de pênalti do Peixe fizeram com que o Tricolor chegasse à marca de sete jogos sem vencer. O resultado foi o 17º empate do time de Renato Portaluppi no Brasileirão.
Na Arena, em uma partida com horário atípico, às 16h de uma quarta-feira, o Grêmio chegou a abrir 3 a 1 no placar. Renato inclusive escalou o que tinha de melhor, com a volta de jogadores como Kannemann, Pepê e Diego Souza.
Empate no primeiro tempo
Foi o Santos quem saiu na frente do placar. Logo aos 7 minutos, o zagueiro Luan Peres saiu da defesa para o ataque e ligou Kaio Jorge, que passou por Rodrigues antes de finalizar e fazer o 1 a 0.
O gol de empate do Grêmio veio aos 36 minutos. Pepê foi derrubado por Pará e o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou pênalti. Diego Souza foi para a bola e, mesmo batendo no meio do gol, empatou.
Loucura no segundo
O segundo tempo foi muito movimentado na Arena. O Grêmio voltou a estar na frente logo no primeiro minuto, quando Jean Pyerre recebeu de Pepê na cara do gol para marcar. Logo depois, aos 7 minutos, foi a vez de Pepê receber após excelente troca de passes do Tricolor e fazer o 3 a 1.
Quando o jogo parecia estar decidido, o Santos cresceu e contou com a participação da arbitragem para empatar a partida em dois pênaltis. Aos 18 minutos, Sandry cabeceou e a bola bateu no braço de Matheus Henrique. Pênalti bem cobrado por Arthur Gomes.
O banho de água fria veio aos 49 minutos. Desta vez o pênalti foi assinalado após toque da bola no braço de Luiz Fernando. Madson cobrou forte e finalizou o placar: Grêmio 3 x 3 Santos.
17º empate
O placar não serviu para o Grêmio. A nova igualdade foi a décima sétima do Tricolor no Brasileirão. De quebra, o time chega aos sétimo jogo seguido sem vitória. O resultado faz o clube permanecer na sétima colocação.