Feiras e Pandemia

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Feiras e Pandemia

Vale do Taquari

Diferentemente de Lajeado, onde a Associação Comercial e Industrial (Acil) confirma – ao menos por ora – a realização conjunta da Expovale e da Construmóbil no segundo semestre, o governo municipal de Teutônia confirmou o novo adiamento da sua tradicional Festa de Maio. A decisão anunciada na sexta-feira ocorreu de forma conjunta entre administração municipal e a comissão organizadora, “em virtude da pandemia da Covid-19, a fim de preservar a saúde da comunidade, expositores e visitantes”.

O evento deve ocorrer entre os dias 25 a 29 de maio de 2022. É um tema complexo. Afinal, as aglomerações parecem inevitáveis em eventos deste porte.


Emater e Trevo do Peteba

Em Encantado, o vereador Sander Bertozzi (PP) quer mais detalhes com relação aos contratos firmados entre o poder público de Encantado e a EMATER/ASCAR-RS. Por meio de um Pedido de Informação encaminhado ao Poder Executivo, ele solicita cópia do contrato anterior a renovação do convênio e cópia do novo contrato entre a entidade e a administração municipal. O progressista também está preocupado com o reformulado e famigerado “Trevo do Peteba”, na ERS-129. (foto) Ele pede maior atenção e melhorias por parte da EGR em função da alta velocidade dos veículos.


Homenagens em Lajeado

As divergências em relação às homenagens não se restringem a Antônio Fialho de Vargas. O Comitê de Revitalização do Centro Histórico de Lajeado quer homenagear o ex-presidente da entidade, Ítalo Reali, morto em 2020. A ideia é denominar algum espaço junto ao novo parque às margens do Rio Taquari (foto), já denominado de Parque Ney Arruda. O grupo de voluntários lembra que Reali teve participação efetiva no futuro espaço de lazer e, diante disso, sugere mudanças complexas.

O local passaria a ser chamado de Parque Ítalo Reali, e a homenagem a Ney Arruda seria “transferida” para o Largo em frente ao Teatro da Univates. A intenção até pode ser singela. Ney Arruda tem presença fundamental na história da Univates. Mas a verdade é que ambos merecem inúmeras homenagens em função das obras sociais realizadas ao longo de suas iluminadas vidas e, em respeito às famílias, essa “disputa” entre as duas personalidades precisa ser evitada.


5 mil em duas semanas

Nas primeiras duas semanas de vacinação, cerca de cinco mil pessoas receberam a primeira dose do imunizante emergencial no Vale do Taquari. As notícias são alentadoras. Novas doses chegam à região de forma constante e novos testes em âmbito mundial demonstram novas vacinas com índices ainda mais satisfatórios de segurança e eficácia. Definitivamente, é um início de ano promissor. A pandemia persiste, claro. E os cuidados precisam ser mantidos. Mas essa injeção de ânimo será fundamental para a nossa recuperação moral e econômica.


Câmara de Estrela

A formação de uma Comissão Especial para avaliar os contratos firmados pelo Executivo no combate ao novo coronavírus deve ser confirmada na próxima sessão legislativa. O movimento organizado pelo vereador e ex-presidente da Câmara, João Braun (PP), ganhou força com apoio da ex-vereadora Débora Martins (Republicanos) em 2020. E hoje ela não está mais no plenário.


Cirurgias eletivas

Em Estrela, o vereador Humberto Canigia Rerig (Republicanos) apresenta projeto de lei para obrigar o poder público a divulgar, no site oficial do município, diversas informações sobre o andamento das “cirurgias e outros procedimentos clínicos pela ordem de agendamento”. Conforme a matéria, o mecanismo’ servirá para os pacientes acompanharem todo o processo, desde o agendamento.


Diário Eletrônico

Já funciona em Lajeado, e tudo indica que também será uma realidade em Estrela. Chegou à câmara estrelense o projeto de lei do Executivo que institui o Diário Oficial Eletrônico do Município de Estrela (DOE), como “meio oficial de publicação e divulgação dos atos legais e administrativos do Poder Executivo Municipal, bem como de suas comunicações em geral”.


EGR x TCE

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão de um processo licitatório realizado pela Empresa Gaúcha de Rodovias, a nossa EGR. O objeto do edital é a contratação de empresa para “prestação serviço de mão-de-obra para o atendimento de resgate e primeiros socorros em rodovia, com disponibilização de 12 ambulâncias de resgate e de Central de Regulação Médica das Urgências, situada no Estado do Rio Grande do Sul”.

De acordo com o relator do processo, o conselheiro Cezar Miola, a exigência constante em edital de que a empresa apresente “atestados/certidões que versem exclusivamente sobre a prestação de serviços de resgate e primeiros socorros” é restritiva à competição. Conforme a análise dele, “a cláusula do edital deve abarcar a prestação de todos os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel”. O certame perdura faz meses….


“Intercâmbios”

Em Teutônia, os novos vereadores realizam “intercâmbios” pelo interior do Estado para buscar bons exemplos para a cidade. Recentemente, um grupo de parlamentares visitou a cidade de Dois Irmãos. Por lá, além de visitarem uma ONG de proteção animal, eles também conheceram a Cooperativa dos Recicladores de Dois Irmãos, para conhecer como é realizado a coleta de resíduos no município.

Acompanhe
nossas
redes sociais