Coordenadoria quer desenvolver inovação e tecnologia em Lajeado

Avanço

Coordenadoria quer desenvolver inovação e tecnologia em Lajeado

Mariela Portz será responsável pela coordenadoria de Inovação de Projetos Especiais

Coordenadoria quer desenvolver inovação e tecnologia em Lajeado
Mariela Portz falou na terça-feira sobre plano de trabalho no na Rádio A Hora (Foto: Ana Carolina Becker)
Lajeado

O ex-vereadora e atual coordenadora de Inovação e Projetos Especiais da Prefeitura de Lajeado, Mariela Portz, participou do programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, na manhã de terça-feira, 2. Na oportunidade, explicou sobre o desejo do governo de promover a inovação e a tecnologia.

O cargo, criado recentemente, tem como objetivo auxiliar prefeito, vice e secretários em questões relacionadas à área da tecnologia, executar ações de planejamento do Pro_Move no que compete ao governo, promover a inovação intragovernamental e alinhar projetos em áreas de estado e país. “Quando falamos de projetos especiais, governo digital e inovação, temos que pensar que é a mudança na forma de pensar.”

Mariela defende a ideia de colocar o cidadão em primeiro lugar. “E a partir dele facilitar todos os serviços para a sociedade. Uma pesquisa mostra que a confiança da população tem muito a ver com o desenvolver das localidades onde essa população reside, tem relação com a confiança que ela tem nos serviços públicos e para podermos oferecer esse serviço com mais eficiência, precisamos mudar a forma de pensar, diminuir o processo e caminhos para que isso seja muito facilitado e que ele tenha mais eficiência.”

Até o momento, a coordenadoria possui apenas Mariela na equipe, fato que deve mudar após a reforma administrativa prevista na Prefeitura.

Ecossistema de inovação

Durante entrevista, Mariela também falou sobre o ecossistema de inovação em Lajeado. “Sempre falamos disso no Legislativo, a competição entre as cidades para atração de novos empreendedores ou para manter os empreendedores é muito grande. Para conseguir fazer nossa cidade um lugar melhor e com mais desenvolvimento, precisamos atrair novos empreendedores, precisamos mudar a mentalidade dos nossos jovens”, explica.

Segundo ela, quando se fala em empreendedorismo e inovação não é apenas em inventar ou ter uma nova ideia, “às vezes é uma ideia que já existe e tu tem algo que pode mudar nela ou mesmo dentro da empresa que se trabalha se pode inovar e empreender”, observa.

Projeto

Estuda-se a possibilidade de realizar de projetos para a realização de formação de jovens em situação de vulnerabilidade social para estimular o desenvolvimento de projetos visando inovação e tecnologia.

Ouça entrevista na íntegra

Acompanhe
nossas
redes sociais