Atendimento administrativo nas escolas será retomado quarta-feira

ESTRELA

Atendimento administrativo nas escolas será retomado quarta-feira

Retorno das aulas está programado para os dias 8 de fevereiro nas Emeis e dia 22 nas Emefs

Atendimento administrativo nas escolas será retomado quarta-feira
COE Municipal e a Vigilância em Saúde tiveram encontro com representantes das escolas (Rodrigo Angeli/Prefeitura de Estrela)
Estrela

O atendimento administrativo nas escolas da Rede Municipal de Educação em Estrela, será retomado nesta quarta-feira, 3. A partir desta data, as equipes diretivas dos educandários prepararão os espaços, realizarão as medidas para o cumprimento das exigências de segurança e elaborarão o cronograma de retorno dos alunos, que se dará a partir do dia 8 para as crianças da Educação Infantil; e do dia 22 para os estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Como prioridade neste primeiro momento, as direções irão organizar as turmas a partir dos critérios estabelecidos, como o atendimento presencial ou remoto. A família que não se sentir segura e optar pelo ensino remoto, poderá retirar, a partir do início do ano letivo, o material físico na escola para a realização das atividades por parte da criança em casa. Independente disso, todos os responsáveis precisam contatar a escola para assinatura do Termo de Responsabilidade, o que pode ser feito a partir de quarta-feira.

Na Educação Infantil, o atendimento de Berçários, Maternais e Jardins ocorre em escala de revezamento, ou seja, 50% dos alunos serão atendidos no turno da manhã e 50% no turno da tarde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h ou das 13h às 18h. No Ensino Fundamental, o atendimento do 1º ao 9º ano ocorre em escala de revezamento semanal, ou seja, 50% dos alunos na primeira semana e os outros 50% na semana seguinte. Regra que será seguida igualmente para as turmas da EJA. Neste primeiro momento não haverá atendimento em turno
integral/Inverso nas escolas, como também não será oferecido atendimento no Sesi.

Para a secretária Elisângela Mendes, o mais importante agora é ter a posição das famílias para então definir o cronograma de atendimento. “Vamos em um primeiro momento ver qual é opção das famílias, se pelo ensino presencial ou remoto, e a partir destas posições realizar o cronograma das turmas conforme as necessidades e as capacidades de atendimento das escolas”, destaca. “E ao mesmo tempo orientar as equipes e preparar os espaços para que todas as normas sanitárias sejam cumpridas”, explica ela, ao citar protocolos de segurança como a higienização constante dos espaços, uso do álcool gel, tapetes sanitizantes e demais Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dúvidas poderão ser tiradas diretamente nas escolas ou na Smed, pelo telefone 3981-1053.

A pasta vem realizando reuniões diárias com os mais diversos setores envolvidos com o retorno das aulas. Na segunda-feira, 1 de fevereiro, o encontro ocorreu entre a equipe de Vigilância em Saúde do município e o Centro de Operação de Emergência em Saúde para a Educação (COE Municipal). Na ocasião, os representantes dos educandários relataram como ocorria o trabalho e se dava a organização dos mesmos até então para o cumprimento das normas. A Vigilância em Saúde orientou as equipes sobre os novos protocolos e a necessidade de revisão dos planos de contingência, que serão fiscalizados pelo setor e terão parecer emitido pelo COE.

Acompanhe
nossas
redes sociais