Interessados em participar da “Oficina de Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Identidade”, que integra o projeto de digitalização do Arquivo Histórico, intitulado de “Salvaguarda do Patrimônio Documental Histórico de Lajeado”, têm até a sexta-feira, 5, para realizar a inscrição. O curso ocorrerá nos dias 8, 9 ,10 e 11 de fevereiro, a partir das 18h30, na Casa de Cultura de Lajeado.
As capacitações são voltadas a servidores municipais e a integrantes de entidades culturais, artistas em geral, membros das associações de bairros, professores, estudantes de história e arquitetura e demais interessados. O objetivo é fazer com que o processo de digitalização do Acervo continue, tornando essas pessoas agentes multiplicadores deste conhecimento nas suas comunidades, uma vez que não será realizada a digitalização de todo o acervo dentro do projeto.
A oficina, que já formou uma turma em novembro de 2020, aborda conceitos de patrimônio cultural, identidade, memória coletiva, formas de expressão e instrumentos de proteção do patrimônio. Para se inscrever, o interessado deve preencher os dados abaixo e encaminhar para o e-mail vania.worm@lajeado.rs.gov.br, ou contatar por meio dos telefones 3982-1140 ou 99633-0528.
As inscrições e o curso são gratuitos. No início das atividades, os participantes receberão uma apostila com o conteúdo.
Oficina Educação Patrimonial: Cultura, Memória e Identidade
- Público-alvo: integrantes de entidades culturais, artistas em geral, membros das associações de bairros, professores, estudantes de história e arquitetura e demais interessados
- Carga horária: 16 horas total, sendo 4 encontros de 4h cada para cada oficina
- Data: 08/02 a 11/02
- Horário: 18h30 às 22h30
- Local: Casa de Cultura
Conteúdo da oficina
- Conceitos de patrimônio cultural, identidade, memória coletiva e social, Patrimônio cultural material e imaterial
- Lugares
- Objetos
- Celebrações
- Forma de expressão
- Saberes
- Instrumentos legais de proteção do patrimônio
- Inventário participativo: a comunidade como protagonista para inventariar, descrever, classificar e definir o que lhe discerne e lhe afeta como patrimônio, numa construção dialógica do conhecimento acerca de seu patrimônio cultural. O reconhecimento e a valorização da cultura local como fator de desenvolvimento social.
Metodologia
- Apresentação dos conceitos teóricos dos assuntos elencados no conteúdo
- Atividades expositivas, relacionando os conteúdos à realidade da comunidade atingida pela atividade
- Debates com o grupo, buscando apontar alternativas práticas e legais para a preservação do patrimônio e da memória coletiva local
- Atividade prática com os participantes, iniciando o levantamento de um inventário participativo, a partir dos conceitos teóricos apresentados